Pular para o conteúdo principal

Inteligência Financeira - parte 2


Sempre, antes de comprar, submeta sua compra ao crivo destas 5 perguntas. Para não desperdiçar seu dinheiro, é necessário não comprar por impulso, ou por emoção. Não se deve comprar sem pensar e a dica é fazer estas 5 questões, assim, você terá uma ajuda e tanto para usar seu dinheiro com o que realmente é importante.

O que comprar? Você nunca deve sair para fazer compras sem anotar o que vai comprar. Quem não anota o que deve comprar corre o risco de comprar vários itens desnecessários e esquecer-se do que realmente saiu para comprar. Leve sempre uma lista com tudo o que precisa e faça força para comprar somente o que está na lista. Exercite seu domínio próprio.

A segunda pergunta: Por que comprar? A ordem de prioridade das compras é, em primeiro lugar, comprar o que preciso, depois o que desejo. Nunca compre somente por desejo, mas dê especial atenção às necessidades reais. Compre somente o que precisa. Não compre por emoção, mas sim com a razão. Use a mente, raciocine, pois aquele recurso usado no supérfluo pode faltar quando algum bem fundamental for necessário.

A terceira questão que deve ser investigada antes de comprar é: Quando comprar? Fora de época, os produtos normalmente estão com o preço mais baixo. O melhor é comprar ventiladores no inverno e aquecedores no verão. Comprar presentes de Natal em outubro, a caixa de bombons 2 semanas antes do dia dos namorados e por ai vai. Escolha com inteligência o momento certo de comprar.

A pergunta seguinte é: Onde comprar? Os menores preços estão onde a oferta é maior do que a procura. Se só houver uma loja vendendo o produto que você planeja comprar, certamente o vendedor poderá aumentar bastante a margem de lucro dele, pois não há concorrência! Quando, porém, o produto está sendo oferecido em várias lojas da mesma região, os vendedores reduzirão o preço para ganhar do concorrente. Compre sempre onde a oferta é maior do que a procura.

A última questão é: Como comprar? Compre à vista, de preferência em dinheiro. Quase todas as lojas oferecem um desconto para pagamentos à vista. Na hora do pagamento, quando você pergunta se há desconto para pagamento à vista, normalmente o desconto é de 5% e pode ser ainda maior, se o pagamento for feito em dinheiro, pois o lojista não precisará pagar a taxa de uso da máquina de cartão. Nunca faça prestações par a comprar um produto que se desvaloriza logo ao sair da loja, leve a sério os juros, por menor que sejam, tenha cuidado com as compras no cartão de crédito! Infelizmente, muitas pessoas se iludem com a facilidade de comprar no cartão, mas não pensam no esforço desnecessário que terão de fazer para pagar. 

Não compre por emoção, mas pergunte a si mesmo: o que, por que, quando, onde e como, assim você dará um importante passo para ser um administrador inteligente.

Autor Pastor Josué Gonçalves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão - Filipenses 4:11-13

v11 Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. v12 Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. v13 Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. “Porque já aprendi a contentar-me com o que tenho”  Paulo expressa uma verdade fundamental em sua vida, ele sabia viver a sua realidade, ou seja, ele conseguia ser feliz apesar do que acontecia na sua vida. É interessante observar essa verdade, já que em sua maior parte, as igrejas evidenciam que para ter uma vida feliz é preciso ter e não ser. Não basta ser alguém do Reino de Deus, é necessário apresentar as possessões deste Reino em suas vidas para ser uma pessoa abençoada por Deus. Quando falo de Reino de Deus, não estou me referindo a igreja Reino de Deus do Edir Macedo, mas ao Reino de Cristo. Jesus disse que o Reino de De

História MMI - Casados Para Sempre

O Marriage Ministries International foi fundado em 1983 e está sediado em Littleton, Colorado, USA. No Brasil sua sede fica na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Mike Marilyn Phillipps são os fundadores e diretores internacionais do MMI, uma organização mundial com milhares de casais ministrando sobre casamento, noivado e criação de filhos em mais de 90 países. Através da fidelidade desses casais, matrimônios feridos estão sento curados e outros fortes estão recebendo um novo desafio e visão. À medida que os lares se tornam fortes, as igrejas são fortalecidas. Mike e Marilyn, junto com milhares de outros casais, são provas vivas de que Deus pode curar até mesmo o pior dos casamentos e usá-los para a Sua glória!

Princípios da Intimidade Aprovados por Deus

Existem alguns princípios da intimidade que devem ser observados para um bom relacionamento conjugal. Entre eles, a benevolência, a submissão e a concordância mútua. O primeiro está registrado em 1 Coríntios 7:3: “ O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher, ao marido . ” No contexto deste versículo, a devida benevolência dos cônjuges implica que eles, de boa vontade, satisfaçam sexualmente um ao outro. A mulher não é mero objeto de satisfação sexual do homem, nem o homem da mulher. Mas dentro do casamento deve existir uma satisfação mútua. Para que isto ocorra, é preciso que o princípio da intimidade seja valorizado. Não pode haver egoísmo. Deve haver interesse recíproco, diálogo, honestidade, amor, compreensão, confiança mútua, conhecimento dos gostos e das preferências de cada um. Muitos problemas no relacionamento são fruto de intimidade dos cônjuges. Isto ocorre porque alguns casais começam uma vida a dois sem conhecerem o caráter, a persona