quinta-feira, 6 de abril de 2017

Pais eduquem seus filhos no SENHOR

EDUCAR 

O termo latino educare é composto pela união do prefixo ex, que significa “fora”, e ducere, que quer dizer “conduzir” ou “levar”. 

O significado do termo (direcionar para fora) era empregado no sentido de preparar as pessoas para o mundo e viver em sociedade, ou seja, conduzi-las para fora” de si mesmas, mostrando as diferenças que existem no mundo. 

É interessante observar que o termo 'educação' em português possui uma conotação não encontrada na palavra education do inglês. Enquanto que em português a palavra pode ser associada ao sentido de boas maneiras, principalmente no adjetivo “educado”, em inglês educated refere-se unicamente ao grau de instrução formal.

O QUE É EDUCAR UM FILHO NO SENTIDO BÍBLICO? 

"Estes, pois, são os mandamentos, os estatutos e os juízos que mandou o SENHOR vosso Deus para ensinar-vos, para que os cumprísseis na terra a que passais a possuir; para que temas ao Senhor teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida, e que teus dias sejam prolongados." Deuteronômio 6:1,2

O que temos visto nestes últimos anos é uma crescente insubmissão a pai, mãe, professores, autoridades e até mesmo a Deus, e isso nos choca e nos faz perguntar o que está acontecendo com esta geração de crianças e jovens? Até mesmo dentro das igrejas encontramos pessoas rebeldes aos ensinos bíblicos questionando a falibilidade da Bíblia.

A conduta de nossas crianças e jovens provem do que? O que está faltando em nossos dias, já que temos mais conhecimento que a geração passada?

Infelizmente, temos visto em nossos dias pais relegando as escolas a educação de seus filhos. O Estado criando leis que ferem o propósito dos pais em educar e infelizmente, uma igreja ausente de sua missão maior, ser testemunha da Verdade.

Deus deu uma ordem a nação de Israel quando saiu do Egito, que todos fossem ensinados a guardar os mandamentos, e ao longo da história de Israel, vimos diversos fracos, porque eles não obedeceram essa ordenança. Em que nos diferenciamos de Israel? Em nada. Temos visto o mesmo comportamento em nossos dias. Pais que se esquivam de ensinar o caminho da verdade a seus filhos, mesmo aqueles que não professam nenhuma fé, tem relegado a outros o papel de educar que lhes cabe desde o nascimento da criança.

A televisão tem exercido uma grande influencia em nossos dias, e o que dizer da internet? Tudo nas pontas dos dedos, a um toque. 

Essa omissão tem um preço, e estamos vendo isso em nossos dias, filhos desobedientes, ingratos, sem amor, cruéis, orgulhosos, presunçosos, etc. Até parece que Paulo esteve presente em nossos dias ao escrever a segunda carta à Timóteo. 

A nossa missão como pais é ensinar, redarguir, corrigir e instruir os filhos no caminho da justiça. 2 Timóteo 3.16 

Paulo nos orienta a pregar a palavra, a estar preparado a tempo e fora de tempo, repreendendo, corrigindo, exortando com toda a paciência e doutrina. 2 Timóteo 4:2

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...