Pular para o conteúdo principal

As Crianças Necessitam Tremendamente de Elogio


O que você anda dizendo ao seu filho?
Já parou para pensar sobre o assunto?

As crianças obtêm seu senso de valor próprio especialmente de seus pais. Ela não têm como saber se são inteligentes ou mediocres, bonitas ou feias, incapazes ou competentes, a não ser que os pais digam. Infelizmente, uma criança comum provavelmente recebe de dez a cinquenta repreensões para cada bocado de elogio.

"Olha o que você fez!"
"Pelo amor de Deus!"
"Largue isso ai!"
"Já falei mil vezes com você!"
"Como você é desajeitado!"
"Veja, você fez isso de novo!"
"Não sei o que vai ser de você!"
"Você é um burro!"

E assim por diante, uma lista sem fim. A criança que recebe uma barreira sólida de crítica cresce, quase invariavelmente, sem um senso adequado de dignidade própria. A crítica provoca dúvida pessoal e, em última análise, resulta em um profundo sentimento de inferioridade.

Joaquim, como qualquer criança normal de dez anos de idade, detestava limpar o jardim. (É sempre mais divertido brincar, ver televisão ou simplesmente ficar à toa do que suar em cima de um cortador de grama num dia quente.) Ele também detestava passar o rastelo na grama antes de cortá-la e recolher os detritos que pudessem obstruir o cortador. Numa tarde de sábado muito quente, ele entrou em casa com o olhar apreensivo.
- Papai, o cortador de grama quebrou.
-Vamos dar uma olhada.
Eles foram e o pai descobriu que um galho havia ficado preso entre a lâmina e a ferragem.
-Não está quebrado, Joaquim. Vou retirar o que está atrapalhando.
Ele o fez e disse:
- Joaquim, talvez seja melhor recolhermos esses pequenos galhos que o vento arrancou das árvores. Parece que eles obstruem o cortador de grama.
Juntos, eles recolheram uma grande quantidade de galhos e pequenos gravetos. Depois, o pai disse:
- Sabe, Joaquim, creio que esta foi uma das vezes em que você cortou melhor a grama. Está linda! E foi a única vez que o cortador ficou obstruído.
Joaquim ficou radiante. Ele esperava ser repreendido e, ao invés disso, foi elogiado. Depois daquele dia ele sempre procurou limpar a grama cuidadosamente antes de a cortar.

É sempre mais proveitoso elogiar do que criticar. Um elogio motiva mais boa vontade do que a reclamação.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão - Filipenses 4:11-13

v11 Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. v12 Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. v13 Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. “Porque já aprendi a contentar-me com o que tenho”  Paulo expressa uma verdade fundamental em sua vida, ele sabia viver a sua realidade, ou seja, ele conseguia ser feliz apesar do que acontecia na sua vida. É interessante observar essa verdade, já que em sua maior parte, as igrejas evidenciam que para ter uma vida feliz é preciso ter e não ser. Não basta ser alguém do Reino de Deus, é necessário apresentar as possessões deste Reino em suas vidas para ser uma pessoa abençoada por Deus. Quando falo de Reino de Deus, não estou me referindo a igreja Reino de Deus do Edir Macedo, mas ao Reino de Cristo. Jesus disse que o Reino de De

História MMI - Casados Para Sempre

O Marriage Ministries International foi fundado em 1983 e está sediado em Littleton, Colorado, USA. No Brasil sua sede fica na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Mike Marilyn Phillipps são os fundadores e diretores internacionais do MMI, uma organização mundial com milhares de casais ministrando sobre casamento, noivado e criação de filhos em mais de 90 países. Através da fidelidade desses casais, matrimônios feridos estão sento curados e outros fortes estão recebendo um novo desafio e visão. À medida que os lares se tornam fortes, as igrejas são fortalecidas. Mike e Marilyn, junto com milhares de outros casais, são provas vivas de que Deus pode curar até mesmo o pior dos casamentos e usá-los para a Sua glória!

Princípios da Intimidade Aprovados por Deus

Existem alguns princípios da intimidade que devem ser observados para um bom relacionamento conjugal. Entre eles, a benevolência, a submissão e a concordância mútua. O primeiro está registrado em 1 Coríntios 7:3: “ O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher, ao marido . ” No contexto deste versículo, a devida benevolência dos cônjuges implica que eles, de boa vontade, satisfaçam sexualmente um ao outro. A mulher não é mero objeto de satisfação sexual do homem, nem o homem da mulher. Mas dentro do casamento deve existir uma satisfação mútua. Para que isto ocorra, é preciso que o princípio da intimidade seja valorizado. Não pode haver egoísmo. Deve haver interesse recíproco, diálogo, honestidade, amor, compreensão, confiança mútua, conhecimento dos gostos e das preferências de cada um. Muitos problemas no relacionamento são fruto de intimidade dos cônjuges. Isto ocorre porque alguns casais começam uma vida a dois sem conhecerem o caráter, a persona