Pular para o conteúdo principal

A Importância dos Elogios e do Tato


Charlie Brown estava conversando com o pequeno Linus, num desenho do "Peanuts". Ele disse:
- Você conhece aquela menina de cabelo vermelho ali adiante?
- Bem, eu desejava entrar em contato e conversar com ela, mas sentia-me tão bobo e desajeitado, que não sabia o que fazer. Finalmente caminhei em direção a ela e, não sabendo o que dizer, bati nela.

Muitas vezes damos respostas impróprias porque nos sentimos desajeitados ou inaptos.

"A arte de relacionar-se bem como as pessoas envolve a necessidade de se aprender a ter tato. Isso envolve fazer uma afirmação ou uma pegunta de modo diplomático e apropriado".

Quantas vezes você disse algo de modo inadequado e, em consequência, desejou morder a lingua? Não tente lembrar-se de todas as ocorrências. Seria muito penoso. Apenas aprenda a evitar desastres semelhantes no futuro.

Primeiro, deixe a afirmação ou a pergunta atravessar sua mente, depois revise-a, a fim de verificar se está correta. Com a prática, você pode aprender a controlar e reformular numa fração de segundo aquilo que deseja dizer. Simplesmente pisque os olhos uma ou duas vezes, e isso lhe dará tempo suficiente para encontrar um modo melhor de se expressar.

A maneira como você diz as coisas é de grande importância, se deseja relacionar-se bem com as pessoas, e principalmente com seu conjugê.

Elogio "Versus" Crítica

É sempre mais proveitoso elogiar do que criticar. Um elogio motiva mais boa vontade do que a reclamação. As pessoas agem melhor em resposta a um incentivo do que um comentário negativo.

Um elogio não deve ser destruído por um "mas":

"Sua comida está deliciosa, mas acho que está um pouco salgada" ou, "Você fez um ótimo trabalho, mas há uma coisa que você não fez muito bem". O "mas" tira todo o prazer do elogio.

O educador John Dewey disse certa vez que o anseio mais profundo da natureza humana é o desejo de ser importante. As crianças que são continuamente criticadas não podem sentir-se importantes diante de seus pais. Elas crescem com profundos sentimentos de inferioridade.


Comentários

Débora disse…
Muito boa a matéria. Eu sempre tive uma dificuldade muito grande em qualquer relacionamento, com as pessoas de um modo geral. Mas tenho mudado, orado ao Senhor e principalmente me exercitado nessa área "tão complicada"! rsrsrrs...

A Paz do Senhor Jesus.
Ótimo o blog.

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão - Filipenses 4:11-13

v11 Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. v12 Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. v13 Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. “Porque já aprendi a contentar-me com o que tenho”  Paulo expressa uma verdade fundamental em sua vida, ele sabia viver a sua realidade, ou seja, ele conseguia ser feliz apesar do que acontecia na sua vida. É interessante observar essa verdade, já que em sua maior parte, as igrejas evidenciam que para ter uma vida feliz é preciso ter e não ser. Não basta ser alguém do Reino de Deus, é necessário apresentar as possessões deste Reino em suas vidas para ser uma pessoa abençoada por Deus. Quando falo de Reino de Deus, não estou me referindo a igreja Reino de Deus do Edir Macedo, mas ao Reino de Cristo. Jesus disse que o Reino de De

História MMI - Casados Para Sempre

O Marriage Ministries International foi fundado em 1983 e está sediado em Littleton, Colorado, USA. No Brasil sua sede fica na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Mike Marilyn Phillipps são os fundadores e diretores internacionais do MMI, uma organização mundial com milhares de casais ministrando sobre casamento, noivado e criação de filhos em mais de 90 países. Através da fidelidade desses casais, matrimônios feridos estão sento curados e outros fortes estão recebendo um novo desafio e visão. À medida que os lares se tornam fortes, as igrejas são fortalecidas. Mike e Marilyn, junto com milhares de outros casais, são provas vivas de que Deus pode curar até mesmo o pior dos casamentos e usá-los para a Sua glória!

Princípios da Intimidade Aprovados por Deus

Existem alguns princípios da intimidade que devem ser observados para um bom relacionamento conjugal. Entre eles, a benevolência, a submissão e a concordância mútua. O primeiro está registrado em 1 Coríntios 7:3: “ O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher, ao marido . ” No contexto deste versículo, a devida benevolência dos cônjuges implica que eles, de boa vontade, satisfaçam sexualmente um ao outro. A mulher não é mero objeto de satisfação sexual do homem, nem o homem da mulher. Mas dentro do casamento deve existir uma satisfação mútua. Para que isto ocorra, é preciso que o princípio da intimidade seja valorizado. Não pode haver egoísmo. Deve haver interesse recíproco, diálogo, honestidade, amor, compreensão, confiança mútua, conhecimento dos gostos e das preferências de cada um. Muitos problemas no relacionamento são fruto de intimidade dos cônjuges. Isto ocorre porque alguns casais começam uma vida a dois sem conhecerem o caráter, a persona