
Levítico 19:1-2 " Disse o Senhor a Moisés: Fala a toda a congregação dos filhos de Israel e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o Senhor, vosso D'us sou santo."
Esse é o úncio mandamento (mitzvá) em que D'us pede que O imitemos. Na Bíblia, nunca veremos D'us dizer: "Sede ricos, porque Eu sou rico"; nem "Sedes bondosos, porque Eu sou bondoso"; ou "Sede mansos, porque Eu sou manso". Mas Ele disse: "K'doshin tihiu ki Kadosh ani Adonai Eloheichem ("Sede santos, porque Eu sou santo, o Eterno vosso D'us").
A palavra K'doshin, em hebraico, significa "ser separado", estar vivendo uma vida segundo a vontade de D'us. Ser santo é "saber sair fora, separar-se daquilo que contamina".
Observe, então, o que é ser santo. Vamos ressaltar algumas palavras no hebraico no mesmo contexto: Kadash ("santificar, consagrar"); Kôdesh ("santidade") e Kadosh ("santo, consagrado"). O radical comum a todas essas palavras é Kad.
Esse Kad, em hebraico, tem o sentido de "cortar, separar". Pode-se cortar algo e ainda deixar preso por um fio ou uma pele, mas a palavra Kad significa cortar com separação, cortar e separar-se ou romper, e uma condição importante, suprema, exigida para que D'us fale ao nosso coração é que sejamos cortados do mundo. Aprendemos aqui duas coisas: o radical Kad - "cortar" - e sua relação com a palavra Kadosh - "santo ou separado". Aprendemos os dois termos separadamente, e agora na sua relação com o todo, o sentido de inteiramente "cortado e separado" é denominado de "santo".
D'us está dizendo que sem santidade, sem essa separação, não podemos ouvi-Lo e nem sentir Sua presença. Entendemos que devemos buscar a santidade na Palavra, pela oração, na fé em D'us que é um instrumento, ou uma ferramenta, o meio pelo qual chegamos e relacionamos com o Criador. Assim, com fé e santidade, dizemos: "Senhor nos separa para Ti, corta o que precisa ser cortado em nossa vida", e nos tornaremos mais santos e estaremos mais atentos para ouvir a Sua voz e ser abençoados.
Por que devemos ser santos? Por vários motivos, mas, se somos santos, a santidade implica um relacionamento perfeito com D'us, e só asssim podemos entender os Seus divinos propósitos para a nossa vida.
fonte: A Torá - Volume 3
Estudo das Parashiôt e Haftarôt no contexto judaico-messiânico
Marcelo Miranda Guimarães
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