Pular para o conteúdo principal

Tempo é vida e não dinheiro


O tempo deve trabalhar a nosso favor e não ao contrário. Afinal quem não tem tempo não tem vida!

Quais são os cinco maiores problemas que enfrentamos no nosso dia-a-dia?...
Pare e pense por alguns instantes e faça a sua listinha. Se na sua lista constou: falta de dinheiro, problemas de relacionamento, competição forte, atração ou retenção de clientes, colaboradores mais comprometidos ou qualquer outro fator, saiba que você não está errado. No entanto, um elemento não pode faltar, o tão precioso, temido e desejado tempo.
Sim, tempo mesmo.

Ainda impera a máxima de que tempo é dinheiro, que temos que correr sempre e cada vez mais rápido para conseguirmos dar conta de tudo.
Neste ímpeto desenfreado de conseguirmos dinheiro, nos mantermos adequados, competitivos, nos mantermos capazes de responder as exigências do dia-a-dia acabamos relegando a um segundo plano coisas mais importantes como família, amigos e, sobretudo qualidade de vida. 
Mas na raiz de tudo o que fazemos o que realmente queremos é a dita qualidade de vida, tão maltratada, e muitas vezes esquecidas. Castigamos nosso corpo e nossa mente na busca de uma vida melhor e esquecemos de aproveitar as conquistas, de saborear cada passo dado em direção a vida que desejamos.

Ouve-se sempre, preciso dar o máximo agora para poder usufruir amanhã ou se eu não fizer outro faz e não posso ficar para trás ou ainda preciso correr senão vou me encrencar. As vezes parecemos aquele coelho maluco do filme Alice no país das maravilhas, correndo feito loucos, servos de algo ou alguém, na maioria das vezes perdemos de vista os nossos próprios propósitos e levamos uma vida cansativa, estressante sem percebermos se estamos ou não caminhando, sabe Deus para onde, sabe lá para quê.

É fundamental entender que existe tempo para tudo, existe tempo para a família, para o descanso, o lazer, o trabalho, e que uma coisa não pode ser deixada de lado para compensar outra. Afinal, o conjunto é que determina nossa qualidade de vida.

O pior é que enquanto estamos trabalhando, nos concentramos no trabalho; no entanto, quando estamos em momentos de lazer estamos preocupados com trabalho, quando vamos ao cinema estamos lembrando da pendência que ficou para segunda-feira e assim por diante. Nos desligamos de tudo, menos do trabalho.

O mais engraçado é que somos afetados não somente pelo nosso próprio tempo e ritmo, nos tornamos dependentes do tempo e do ritmo de outros também.Sim, é exatamente isto, outras pessoas com sua organização ou a falta dela também influenciam nossas vidas. Se o boy é relapso e atrasa, nosso trabalho atrasa, se ele é eficiente nosso trabalho aumenta.

Existe tempo de nascer, tempo de viver e tempo de morrer, cada coisa a seu tempo e a seu ritmo. Quantos não são os mortos vivos, verdadeiros zumbis, escravos da emergência, serviçais da própria incompetência ou da incompetência alheia.

Quem diz que não tem tempo, deveria dizer que não tem vida.

O tempo pode ser construído, e deve trabalhar a nosso favor e não ao contrário. Tempo é vida, e não dinheiro. Qual o sentido de buscarmos dinheiro, ascensão, promoções, destaques?

Defina as prioridade de sua vida e faça o tempo trabalhar a seu favor. Imagine que amanhã pode ser tarde para abraçar alguém querido, que aquelas férias são mais importantes do que os relatórios.

Recuperar ou ganhar dinheiro é fácil, se comparado a tentar atrasar o tempo ao menos em um insignificante segundo.

Se é para ser escravo, que seja dos nossos sonhos, anseios e desejos.

FICAM ALGUNS CONSELHOS...

1º para quem quer, desculpas não haverão de faltar;
2º O tempo não pode ser recuperado, o que passou não volta mais;
3º Ser rápido não significa ser eficiente;
4º Somos afetados não apenas por nosso tempo e ritmo, mas pelo de outros também, assim além de termos que coordenar nosso tempo, temos que coordenar o tempo alheio;
5º Se a expressão é para ontem é freqüente na sua vida, cuidado, algo está errado;
6º É preciso repensar sempre as prioridades;
7º Aplique uma mudança positiva por semana em sua vida pessoal ou profissional, por menor que seja. Imagine o quanto você irá evoluir em um ano.
8º Aprenda a dizer NÃO
9º Respeite seu próprio ritmo;
10º Aprenda com seus erros mas principalmente aprenda com os erros alheios;
11º Cuidado com a síndrome do cavalo campeão, que sai em disparada e no meio da prova está sem fôlego para terminar;
12º Aprenda com as experiências de outros profissionais;
13º Se tiver que fazer, faça apenas uma vez, mas faça bem feito;
14º Crie hábitos saudáveis de organização;
15º Aprenda a se desligar no momento certo; 
16º Viva no presente, pense no futuro, mas viva hoje. Amanhã você pode não estar aqui para aproveitar.
17º Tempo é vida, e não dinheiro. O que tiver que fazer, faça com o coração, pois você esta trocando um dia de sua vida por isto.

Flávio Violin

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão - Filipenses 4:11-13

v11 Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. v12 Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. v13 Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. “Porque já aprendi a contentar-me com o que tenho”  Paulo expressa uma verdade fundamental em sua vida, ele sabia viver a sua realidade, ou seja, ele conseguia ser feliz apesar do que acontecia na sua vida. É interessante observar essa verdade, já que em sua maior parte, as igrejas evidenciam que para ter uma vida feliz é preciso ter e não ser. Não basta ser alguém do Reino de Deus, é necessário apresentar as possessões deste Reino em suas vidas para ser uma pessoa abençoada por Deus. Quando falo de Reino de Deus, não estou me referindo a igreja Reino de Deus do Edir Macedo, mas ao Reino de Cristo. Jesus disse que o Reino de De

História MMI - Casados Para Sempre

O Marriage Ministries International foi fundado em 1983 e está sediado em Littleton, Colorado, USA. No Brasil sua sede fica na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Mike Marilyn Phillipps são os fundadores e diretores internacionais do MMI, uma organização mundial com milhares de casais ministrando sobre casamento, noivado e criação de filhos em mais de 90 países. Através da fidelidade desses casais, matrimônios feridos estão sento curados e outros fortes estão recebendo um novo desafio e visão. À medida que os lares se tornam fortes, as igrejas são fortalecidas. Mike e Marilyn, junto com milhares de outros casais, são provas vivas de que Deus pode curar até mesmo o pior dos casamentos e usá-los para a Sua glória!

Princípios da Intimidade Aprovados por Deus

Existem alguns princípios da intimidade que devem ser observados para um bom relacionamento conjugal. Entre eles, a benevolência, a submissão e a concordância mútua. O primeiro está registrado em 1 Coríntios 7:3: “ O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher, ao marido . ” No contexto deste versículo, a devida benevolência dos cônjuges implica que eles, de boa vontade, satisfaçam sexualmente um ao outro. A mulher não é mero objeto de satisfação sexual do homem, nem o homem da mulher. Mas dentro do casamento deve existir uma satisfação mútua. Para que isto ocorra, é preciso que o princípio da intimidade seja valorizado. Não pode haver egoísmo. Deve haver interesse recíproco, diálogo, honestidade, amor, compreensão, confiança mútua, conhecimento dos gostos e das preferências de cada um. Muitos problemas no relacionamento são fruto de intimidade dos cônjuges. Isto ocorre porque alguns casais começam uma vida a dois sem conhecerem o caráter, a persona