Pular para o conteúdo principal

Análise SWOT?

Essa sigla em inglês quer dizer o seguinte:

Strenghts - Pontos Fortes
Weaknesses - Pontos Fracos
Oportunities - Oportunidades
Threaths - Ameaças

Essa analise é muito utilizada pelos administradores para traçar um plano  estratégico para uma empresa. Mas quero utilizar essa análise de forma diferente, mais pessoal, mais particular.

Nós temos dificuldades em desenvolver esse tipo de análise pessoal, porque normalmente não reconhecemos nossos erros, mas vamos mudar isso e trabalhar nossa inteligencia emocional para que possamos desenvolver formas de equilibrar nossos sentimentos e temperamentos.

Precisamos buscar dentro de nós: pontos fracos, traçar metas e objetivos, definir estratégias para alcançar esses objetivos, implementar as ações e estratégias que trarão essas mudanças e monitorar e avaliar sempre esses alvos.

Primeiro precisamos responder algumas perguntas:
Quem somos?
O que fazemos?
E por que fazemos?

Consegue responder essas perguntas? Esse é o primeiro passo para um auto conhecimento.

Quando você se reconhece e consegue visualizar o que faz e porque o faz, fica mais fácil encontrar respostas. Talvez você responda: - Eu? Eu não sou ninguém importante, não faço nada importante e nem sei porque faço tal coisa!

Quero dizer algo importante para você, alguém que aperta parafusos pode ser mais importante do que um artista. Já imaginou se um parafuso se soltar de um avião em pleno voo? Pois é, desastre na certa! Ou alguém que faz capacete para pilotos de motos ou carros, olha o grau de importância dessa pessoa!

Talvez você não veja importância em si mesmo ou no que faz, mas saiba de uma coisa, você é importante pra caramba! Principalmente porque o que você faz alcança outras vidas de maneira que isso cria uma corrente muito extensa.

O seu trabalho é importante, você é importante, a sua missão envolve a demanda de uma sociedade.

"Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem." Salmos 128:2

Agora sim vamos fazer a análise SWOT de vida.

Pontos Fracos e  Fortes estão relacionados aquilo que você pode controlar, ou seja, comportamento, atitudes, temperamento, conhecimento, relacionamentos, etc.

Oportunidades e Ameaças estão relacionados ao ambiente externo, que você não pode controlar. Aquilo que acontece no seu dia-a-dia, na sua casa, no seu trabalho, no transito, etc.

Podemos trabalhar os pontos fracos de forma que você cresça sua inteligencia emocional, logicamente, você é o que é hoje foi desenvolvido em uma família. Não dá para mudar comportamentos da noite para o dia, mas é possível alcançar degraus mais estáveis, principalmente no que está relacionado a temperamentos. A medida que você trabalha os pontos fracos você melhora como pessoa.

Um exemplo é quando temos um temperamento explosivo, nos iramos facilmente, ou ficamos deprimidos, isso pode ser melhorado. O controle emocional muda a sua vida e a de outros ao redor, família, ambiente de trabalho, amizades. Se você é uma pessoa que não controla seu temperamento pode sofrer muito, inclusive desenvolver doenças.

Pessoas com sentimentos tais como: raiva, rancor, ansiedade, depressão, pessimismo e sensação de solidão, devem procurar ajuda.

A raiva causa impacto significativo sobre as funções cardíacas. Estudos mostram que o sentimento de raiva é nocivo para o funcionamento do coração. Considere um jovem de 20 anos que sempre se aborrece. Cada situação de raiva acrescenta estresse ao coração, aumentando o ritmo cardíaco e apressão do sangue. Quando isso se repete continuamente, pode causar dano - sobretudo porque a turbulência do sangue correndo pela artéria coronária, a cada batida, pode causar microlesões no vaso, onde se formam placas. Se seu ritmo cardíaco é mais rápido e a pressão do sangue mais alta porque você vive aborrecido, em trinta anos isso pode levar a uma mais rápida formação de placas e, portanto, a uma doença na artéria coronária.

Em relação aos pontos fortes: é aquilo que você tem de melhor e pode ser melhorado ainda mais. Habilidades que você tem, explore elas. Amplie os horizontes. Um bom pai pode ser tornar um excelente pai, um bom profissional pode ser um excelente profissional. Sabe utilizar aquilo que temos de melhor poderá mudar a sua vida.

Quero falar sobre ameaças: isso é o que é mais difícil de ser trabalhado já que envolve outras pessoas e circunstancias. Mas dá para vencer isso, desde que você consiga se controlar da forma correta. Diante de algo que você não pode controlar, como transito, chefia, problemas até mesmo em família. Use sua inteligencia de forma que você analise o que esta acontecendo ao seu redor e tente ser empático. Isso mudará muito sua visão. Se colocar no lugar de outra pessoa poderá fazer com que você entenda melhor as situações.  O transito engarrafado de dá oportunidade de ver que não dá para vence-lo, então faça algo para que ele não o afete. Ouça música, leia algo, dá até para aprende outra língua enquanto o transito se movimenta lentamente.

Oportunidades: também está relacionado ao que o cerca, aproveita as oportunidades para crescer como pessoa, você se tornará alguém especial, que faz a diferença na vida de as pessoas que o cercam. Viva de maneira que você se sinta útil e faça dela um instrumento na vida daquele que o criou.

Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento. 1 Coríntios 14:20

RRO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão - Filipenses 4:11-13

v11 Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. v12 Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. v13 Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. “Porque já aprendi a contentar-me com o que tenho”  Paulo expressa uma verdade fundamental em sua vida, ele sabia viver a sua realidade, ou seja, ele conseguia ser feliz apesar do que acontecia na sua vida. É interessante observar essa verdade, já que em sua maior parte, as igrejas evidenciam que para ter uma vida feliz é preciso ter e não ser. Não basta ser alguém do Reino de Deus, é necessário apresentar as possessões deste Reino em suas vidas para ser uma pessoa abençoada por Deus. Quando falo de Reino de Deus, não estou me referindo a igreja Reino de Deus do Edir Macedo, mas ao Reino de Cristo. Jesus disse que o Reino de De

História MMI - Casados Para Sempre

O Marriage Ministries International foi fundado em 1983 e está sediado em Littleton, Colorado, USA. No Brasil sua sede fica na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Mike Marilyn Phillipps são os fundadores e diretores internacionais do MMI, uma organização mundial com milhares de casais ministrando sobre casamento, noivado e criação de filhos em mais de 90 países. Através da fidelidade desses casais, matrimônios feridos estão sento curados e outros fortes estão recebendo um novo desafio e visão. À medida que os lares se tornam fortes, as igrejas são fortalecidas. Mike e Marilyn, junto com milhares de outros casais, são provas vivas de que Deus pode curar até mesmo o pior dos casamentos e usá-los para a Sua glória!

Princípios da Intimidade Aprovados por Deus

Existem alguns princípios da intimidade que devem ser observados para um bom relacionamento conjugal. Entre eles, a benevolência, a submissão e a concordância mútua. O primeiro está registrado em 1 Coríntios 7:3: “ O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher, ao marido . ” No contexto deste versículo, a devida benevolência dos cônjuges implica que eles, de boa vontade, satisfaçam sexualmente um ao outro. A mulher não é mero objeto de satisfação sexual do homem, nem o homem da mulher. Mas dentro do casamento deve existir uma satisfação mútua. Para que isto ocorra, é preciso que o princípio da intimidade seja valorizado. Não pode haver egoísmo. Deve haver interesse recíproco, diálogo, honestidade, amor, compreensão, confiança mútua, conhecimento dos gostos e das preferências de cada um. Muitos problemas no relacionamento são fruto de intimidade dos cônjuges. Isto ocorre porque alguns casais começam uma vida a dois sem conhecerem o caráter, a persona