Pular para o conteúdo principal

Como vencer o desânimo?

Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o não conhecessem.
Lucas 24:16



Talvez você pense que é impossível vencer o desânimo, a Bíblia mostra que o desânimo pode atingir qualquer pessoa, vejamos:

Moisés - ficou desanimado com o povo no deserto, o peso da responsabilidade o abateu (Nm 11.15) ;

Josué - ficou prostrado diante de uma situação, não percebeu que a desobediência impossibilitava o povo de ser abençoado por Deus (Js 7.1,10);

Elias - depois de uma grande demonstração contra os profetas de baal, onde Deus queimou o holocausto, a lenha, as pedras e o chão e secou totalmente a água na veleta, ficou desanimado (1 Rs 19.4);

Davi (Sl 42.6), Jeremias (Jr 15.10), os discípulos (Lc 24.17), etc.

O desânimo nos prostra, nos deixa abatido, sentimos como se estivéssemos num buraco fundo e escuro. O desânimo é uma coisa terrível, sabemos que as adversidades da vida, as lutas, as aflições podem nos levar ao desânimo

E o pior de tudo isso, o inimigo de nossas almas deseja que isso aconteça. Ele mina a fé, o animo e faz pessoas andarem cabisbaixas diante do desanimo, mas há algo importante, que você precisa saber, o desanimo pode até acontecer em algum momento de nossas vidas, mas deve ser para crescimento e não para nos destruir.

Todos que passaram pelo desanimo na Bíblia: Moisés, Josué, Jeremias, Davi, Paulo, etc, todos renovaram suas forças no SENHOR.

O texto de Lucas 24.1-24 vai nos mostrar que os discípulos estavam entristecidos, desanimados diante de tudo o que aconteceu com Cristo, sua prisão, a crucificação e sua morte, mas foram despertados no caminho de Emaús pelo próprio Cristo. Veja o que podemos aprender com este texto.

1- Quando estamos desanimados podemos não perceber que o SENHOR se aproxima de nós (vide versículo 15). A tristeza impediu que os discípulos percebessem a presença do mestre ao lado deles. O Senhor está perto dos que tem o coração quebrantado e salva os de espírito abatido. O justo passa por muitas adversidades, mas o Senhor o livra de todas (Sl 34.1819)

2- Quando estamos desanimados ficamos cegos, não enxergamos direito (vide versículo 16). Os discípulos não conseguiram enxergar Jesus! Mas mesmo assim Jesus caminha ao lado deles e conversa com eles. Quero que saiba, que mesmo você não enxergando Jesus, ELE se aproxima de você e quer lhe restaurar o animo, o desejo dELE para sua vida é que você seja um vencedor com ELE. Neste mundo teremos aflições, contudo, temos que ter bom animo, porque o SENHOR venceu o mundo por nós (João 16.33).

Não podemos nos entregar ao desanimo, se nos mostrarmos fraco no dia da angústia, significa que a nossa força é pequena (Pv 24.10). Então fortaleça o seu espírito com palavras que dão vida. O SENHOR é a Palavra Viva, se alimente dELE. Busque ao SENHOR, medite nas Sagradas Escrituras.

Enterre o desanimo. Enterre o "não consigo". Enterre o "não posso". No SENHOR faremos proeza. Se você se entregar ao desanimo logo chegará a irmã dele - a depressão.

Não deixe o diabo minar a sua fé, levante a cabeça, vistam a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do inimigo (Efésios 6). Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e suplica. Submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vós (Tg 4.7).



RRO



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão - Filipenses 4:11-13

v11 Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. v12 Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. v13 Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. “Porque já aprendi a contentar-me com o que tenho”  Paulo expressa uma verdade fundamental em sua vida, ele sabia viver a sua realidade, ou seja, ele conseguia ser feliz apesar do que acontecia na sua vida. É interessante observar essa verdade, já que em sua maior parte, as igrejas evidenciam que para ter uma vida feliz é preciso ter e não ser. Não basta ser alguém do Reino de Deus, é necessário apresentar as possessões deste Reino em suas vidas para ser uma pessoa abençoada por Deus. Quando falo de Reino de Deus, não estou me referindo a igreja Reino de Deus do Edir Macedo, mas ao Reino de Cristo. Jesus disse que o Reino de De

História MMI - Casados Para Sempre

O Marriage Ministries International foi fundado em 1983 e está sediado em Littleton, Colorado, USA. No Brasil sua sede fica na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Mike Marilyn Phillipps são os fundadores e diretores internacionais do MMI, uma organização mundial com milhares de casais ministrando sobre casamento, noivado e criação de filhos em mais de 90 países. Através da fidelidade desses casais, matrimônios feridos estão sento curados e outros fortes estão recebendo um novo desafio e visão. À medida que os lares se tornam fortes, as igrejas são fortalecidas. Mike e Marilyn, junto com milhares de outros casais, são provas vivas de que Deus pode curar até mesmo o pior dos casamentos e usá-los para a Sua glória!

Princípios da Intimidade Aprovados por Deus

Existem alguns princípios da intimidade que devem ser observados para um bom relacionamento conjugal. Entre eles, a benevolência, a submissão e a concordância mútua. O primeiro está registrado em 1 Coríntios 7:3: “ O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher, ao marido . ” No contexto deste versículo, a devida benevolência dos cônjuges implica que eles, de boa vontade, satisfaçam sexualmente um ao outro. A mulher não é mero objeto de satisfação sexual do homem, nem o homem da mulher. Mas dentro do casamento deve existir uma satisfação mútua. Para que isto ocorra, é preciso que o princípio da intimidade seja valorizado. Não pode haver egoísmo. Deve haver interesse recíproco, diálogo, honestidade, amor, compreensão, confiança mútua, conhecimento dos gostos e das preferências de cada um. Muitos problemas no relacionamento são fruto de intimidade dos cônjuges. Isto ocorre porque alguns casais começam uma vida a dois sem conhecerem o caráter, a persona