quarta-feira, 27 de maio de 2009

TPM! Cuidado!!!

*Click nos desenhos e de boas gargalhadas!
Pode ficar sossegada, não tem vírus... Só TPM!

Tem dias que a gente levanta sentindo algo estranho, como se um monstro você surgir!
É a famosa TPM, conhecem?

Irritabilidade (nervosimo), Ansiedade (alteração do humor com sentimentos de hostilidade e raiva), Cefaléia (dor de cabeça), Mastalgia (dor ou aumento da sensibilidade das mamas), Retenção de Líquidos (inchaço ou dor nas pernas), Cansaço. Desejos por alguns alimentos como chocolates, doces e comidas salgadas, Esquecimento e Dificuldade de Concentração, Choro Fácil, Palpitações, Aumento de Apetite e Tonturas.

Ufa! Será que sobrou mais algum sintoma?

O marido teme todos os meses a visita do Dr. Hyde, mas na versão feminina, lembram do Dr. Jekyll e Mr. Hyde? O médico e o Monstro de Stephen King! Ele não sabe o que pode surgir de uma TPM!

O que fazer para diblar a TPM? Já inventaram milhões de coisas para não ter os sintomas, inclusive um médico aconselhou ter mais filhos, vejam se isso é conselho sábio, num mundo como o nosso! Ele alegou que as mulheres antigamente não tinham TPM, porque tinham muitos filhos. Isso só pode ser piada e se não for esquece o conselho.

De manhã quando você acorda sem dizer nenhuma palavra, isso para não levantar suspeitas sobre o seu estado, sai para caminhar, então seu marido faz um comentário e você responde de modo sucinto (com poucas palavras). Ele diz: Nossa precisava responder dessa maneira, com sarcasmo! Tá de mal humor, mulher!

Você não estava, mas a partir daquele momento você está. Palavras tem poder! Principalmente na TPM, ela gruda em você e não larga mais!

Ser mulher não é nada fácil em tempos de TPM! E no trânsito, quando aqueles cabeças de bagre (cabeça de bagre = sem miolo, sem cérebro - entendeu?) invadem a sua frente, dirigindo com uns loucos. Sentimos aquela vontade de passar por cima, não é mesmo! Brincadeiras a parte...

Se você não está sentindo-se bem nestes dias, não se preocupe a TPM vai embora... mas volta no mês que vem!

Você quer distrair um pouco e saber qual o seu tipo de TPM? Click Aqui!

Descobriu qual o tipo de sua TPM? Se não, tudo bem eu também não fiz o teste, é sinal que a TPM está sobre o controle, mas se você fez e descobriu o pior. Não se preocupe 75% das mulheres tem TPM como você. Então de um sorriso. Vale a pena dar um chute na TPM de vez em quando!

Agora falando sério, vamos entender um pouco da TPM:

Tensão Pré Menstrual

Sensação que o mundo vai acabar antes da menstruação...
É isto que a maioria das mulheres que tem TPM sente. Também chamada de desordem disfórica pré-menstrual, ou carinhosamente TPM, atinge aproximadamente 75% das mulheres. No entanto apenas 8% das mulheres tem sintomas muito intensos.

Causas da TPM

Muitas hipóteses tem sido feitas a respeito das causas desta doença mas, atualmente, o que parece prevalecer é que sejam influências hormonais normais do ciclo menstrual que interfiram no sistema nervoso central.
Parece haver uma íntima relação entre os hormônios sexuais femininos, as endorfinas (substâncias naturais ligadas a sensação de prazer) e os neurotransmissores tais como a serotonina. É importante ressaltar que esta síndrome acompanha a ovulação normal da mulher.

Tratamento da TPM

Por se tratar de uma síndrome, não existem tratamentos específicos já que os sintomas variam muito de intensidade para cada mulher. Resultados não cientificamente comprovados mostram que a vitamina B6 (Piridoxina ), a vitamina E, o cálcio e o magnésio podem ser usados com melhora dos sintomas. Outro medicamento é o ácido gama linoleico que é um ácido graxo essencial. Pode ser encontrado no óleo de prímula. Existem advertências sérias do FDA americano a respeito de medicações alternativas naturais e de possíveis efeitos colaterais graves, portanto este, como qualquer outro medicamento, mesmo "natural", só deve ser usado mediante prescrição médica.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...