Pular para o conteúdo principal

“O Fazendeiro e Deus” (“Faith Like Potatoes”)


O enredo conta e história de Angus Buchan, que após ser obrigado a vender sua fazenda de gado em Zâmbia, muda-se para a África do Sul com sua família para recomeçar a vida como plantador de batatas. Angus é escocês e não sabe falar uma palavra de Zulu (o dialeto local), mas isto não impede que Simeon Bheng (Hamilton Dhlamini) – que se torna seu melhor amigo – se aproxime dele.

De fato, não dá para contar muito mais do enredo sem estragá-lo, acrescentarei apenas que Angus começa o filme completamente incrédulo e a medida que as situações cotidianas se acumulam, ele só consegue encontrar abrigo na única pessoa capaz de satisfazer suas ambições: Deus. Mesmo a maior tragédia pela qual passou (mostrada com muita força no filme), não pode afastá-lo dos momentos de oração e comunhão que ele vem a experimentar na sua “catedral verde”.

Na vida real, Angus Buchan ainda vive com sua família e seu amigo Simeon “Gidli” Bheng. O DVD vem recheado de extras que complementam o filme, como o depoimento do próprio Angus, seus filhos e amigos a respeito de sua vida e eventos contados na película; além de todo o elenco e diretores.

A produção também é muito boa. A história toda se passa no continente africano, mas não espere ver os famosos clichês do tipo “pôr-do-Sol na savana coberta de acácias”, “leões estripando gnús”, “zebras, girafas e elefantes correndo” etc. O filme não é sobre isto! A Africa é linda eu sei (adoraria conhecê-la), mas se quer ver estes tipos de imagem, sugiro o “Discovery Channel” ou o “Animal Planet”.

A fotografia de Dave Aenmey, apesar de simples é primorosa. Na direção de câmera, há tomadas aéreas muito bem feitas e os enquadramentos, sobretudo nos momentos dramáticos, transmitem a sensação de estamos na cena. O roteiro e a direção (ambos fabulosos) são de Regardt Van Den Bergh – diretor desconhecido do grande publico e que produziu, em sua maioria, filmes com apelo cristão. O elenco também é desconhecido, porém a atuação brilhante e envolvente de Frank Rautenbach como Angus, prova que há muita coisa boa a ser vista e prestigiada fora de Hollywood.

“O Fazendeiro e Deus” é um daqueles filmes inspiradores que se deve assistir junto com a família, com as luzes apagadas e uma bela tigela de pipoca nas mãos. Os milagres mostrados nas cenas, causam tanto impacto quanto uma explosão em filmes de ação e isto sem utilizar qualquer efeito especial sofisticado. Um dos momentos mais dramáticos (e tocantes) para mim é aquele em que Angus, em desespero, cita a promessa de Jesus sobre pedir com fé e ter a garantia de ser atendido. Naquela hora, Angus é linda e milagoramente respondido por Deus num momento de absoluta aflição, meramente por sua simplicidade e fé. Bravíssimo!

O filme fala sobre superação e persistência, além de sutís toques de humor muito bem encaixados na trama. Vale a pena assistir, especialmente naqueles momentos em que a gente precisa de inspiração; seja para continuar um projeto, iniciar um novo desafio ou simplesmente aumentar a fé.

Por tudo, “Faith Like Potatoes” vale (e muito!) seus 97 minutos de puro Drama. Evidentemente – considerando o título original – o próprio Angus explica porque ele compara a fé a batatas. Melhor motivo que este para acender a curiosidade e assistir ao filme, impossível.

“O Fazendeiro e Deus” (“Faith Like Potatoes”), Drama, 97min, 2008.

Comentários

Cleide. disse…
Eu assisti este filme, com a minha igreja, foi muito edificante vale apena assistir. A paz!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão - Filipenses 4:11-13

v11 Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. v12 Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. v13 Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. “Porque já aprendi a contentar-me com o que tenho”  Paulo expressa uma verdade fundamental em sua vida, ele sabia viver a sua realidade, ou seja, ele conseguia ser feliz apesar do que acontecia na sua vida. É interessante observar essa verdade, já que em sua maior parte, as igrejas evidenciam que para ter uma vida feliz é preciso ter e não ser. Não basta ser alguém do Reino de Deus, é necessário apresentar as possessões deste Reino em suas vidas para ser uma pessoa abençoada por Deus. Quando falo de Reino de Deus, não estou me referindo a igreja Reino de Deus do Edir Macedo, mas ao Reino de Cristo. Jesus disse que o Reino de De

Princípios da Intimidade Aprovados por Deus

Existem alguns princípios da intimidade que devem ser observados para um bom relacionamento conjugal. Entre eles, a benevolência, a submissão e a concordância mútua. O primeiro está registrado em 1 Coríntios 7:3: “ O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher, ao marido . ” No contexto deste versículo, a devida benevolência dos cônjuges implica que eles, de boa vontade, satisfaçam sexualmente um ao outro. A mulher não é mero objeto de satisfação sexual do homem, nem o homem da mulher. Mas dentro do casamento deve existir uma satisfação mútua. Para que isto ocorra, é preciso que o princípio da intimidade seja valorizado. Não pode haver egoísmo. Deve haver interesse recíproco, diálogo, honestidade, amor, compreensão, confiança mútua, conhecimento dos gostos e das preferências de cada um. Muitos problemas no relacionamento são fruto de intimidade dos cônjuges. Isto ocorre porque alguns casais começam uma vida a dois sem conhecerem o caráter, a persona

História MMI - Casados Para Sempre

O Marriage Ministries International foi fundado em 1983 e está sediado em Littleton, Colorado, USA. No Brasil sua sede fica na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Mike Marilyn Phillipps são os fundadores e diretores internacionais do MMI, uma organização mundial com milhares de casais ministrando sobre casamento, noivado e criação de filhos em mais de 90 países. Através da fidelidade desses casais, matrimônios feridos estão sento curados e outros fortes estão recebendo um novo desafio e visão. À medida que os lares se tornam fortes, as igrejas são fortalecidas. Mike e Marilyn, junto com milhares de outros casais, são provas vivas de que Deus pode curar até mesmo o pior dos casamentos e usá-los para a Sua glória!