quinta-feira, 15 de julho de 2010

Oportunidades


Oportunidades são ocasiões favoráveis que se nos apresentam para realização de algo. As vezes a oportunidade aparece de forma tão sutil que mal percebemos, outras vezes aparece de forma impressionante e avassaladora. O certo é que todos nós temos ao longo de nossas vidas oportunidades, que se apresentam das mais variadas formas. Algumas vezes as aproveitamos e outras não.

O pequeno trecho abaixo aconteceu com Almir Klink, o navegador solitário brasileiro e que com certeza ajudará a ilustrar este nosso posicionamento.

Já ancorado na Antártida, ouvi ruídos que pareciam de fritura. Pensei: será que existem chineses fritando pastéis?
Eram cristais de água doce congelada que faziam aquele som quando entravam em contato com a água salgada. O efeito visual era belíssimo.
Pensei em fotografar, mas falei para mim mesmo:
- ‘Calma, você terá muito tempo para isso...’
Nos 367 dias que se seguiram, o fenômeno não se repetiu. Algumas oportunidades são únicas.

Desta forma, não deixe as oportunidades passarem. Aproveite e as segure firmemente, não deixe que o desânimo, o desinteresse, a preguiça ou mesmo o descaso possam interferir em uma carreira de sucesso, em um futuro brilhante, na pessoa que pode ser o amor da vida, ou quem sabe um grande amigo.

Oportunidades são para serem aproveitadas e delas construirmos algo maior e melhor, e não para as vermos passar e depois lamentarmos pelo que poderíamos fazer, o que poderíamos ter conseguido, ou nos tornar.

Não se esqueça que as oportunidades não são iguais, não são revestidas com a mesma roupagem, podem nos aparecer de forma espetacular ou mesmo muito simples; podem provocar uma grande mudança externa ou apenas um posicionamento interior. O importante é que estejamos atentos e abertos para quando se manifestarem possamos aproveitá-las.

Então, levante-se, olhe em derredor e faça da próxima oportunidade uma alavanca que te impulsionará ou um trampolim que te lançará a uma nova perspectiva de vida.

Fonte: Péricles Ramos é filósofo e palestrante sobre relacionamentos familiares.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...