Pular para o conteúdo principal

Lições Para Nosso Tempo


“Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão”. Hebreus 10:35

O dicionário define CONFIANÇA como:
1. Coragem proveniente da convicção no próprio valor;
2. Fé que se deposita em alguém;
3. Esperança firme.

A segunda e a terceira definição definem bem a disposição do espírito que induz a esperar que uma coisa se há de realizar ou suceder.

A nação de Israel, debaixo da mão poderosa do Senhor, tinham deixado o Egito. O contentamento estava presente no interior de cada um; desde o mais jovem até ao mais velho daqueles que haviam deixado para trás o sofrimento.

É interessante observar que o Senhor não os levou pelo caminho mais perto, visto que eles poderiam ver a guerra e se arrependendo, retornassem para o Egito (Êxodo 13:17). O Senhor os conduziu pelo caminho do deserto perto do Mar Vermelho. E o Senhor ia adiante deles - durante o dia uma coluna de nuvem e a noite uma coluna de fogo os protegia (Êxodo 13:21).

Mas quando eles perceberam que os egípcios os perseguiam começaram a murmurar: “Será por não haver sepulcros no Egito, que nos tiraste de lá, para que morramos neste deserto? Porque nos tratasse assim, fazendo-nos sair do Egito?”

A disposição da nação de Israel mudou rapidamente, a esperança tinha dado lugar a inquietação e a murmuração, já não podiam enxergar as promessas do Senhor. A escuridão tinha tomado suas mentes e não podiam enxergar um horizonte de felicidade.

A primeira lição que aprendemos com este fato é de que não devemos deixar que a inquietação tome conta de nossos corações.

Jesus no livro de Lucas (10:41b) pergunta a Marta: “Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas.”

O Senhor também pergunta para nós: “Por que andas inquietos e te preocupas com muitas coisas.” “Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado (ou uma hora) ao curso da sua vida?” (Lucas 12:25) “Não vos entregueis as inquietações.” (Lucas 12:29b)

Em Lucas 21:34 o Senhor nos faz um alerta: “Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que os vossos corações fiquem sobrecarregados com as ... preocupações deste mundo...”.

Não façamos o mesmo que os israelitas, não comecemos a culpar o Senhor pelos problemas que nos envolvem. ELE é fiel, assim como disse aos israelitas através de Moisés no passado, ELE nos diz agora: “Não temais: aquietai-vos e vede o livramento do Senhor... O Senhor pelejará por vós, e vós vos calarei”.

Vamos nos calar diante da majestade do Senhor, ELE é o nosso refugio no dia da angústia!

Em Provérbios 23:17-18 encontramos uma palavra de perseverança: “Não tenha o teu coração inveja dos pecadores; antes no temor do Senhor perseverarás todo dia. Porque deveras haverá bom futuro, não será frustrada a tua esperança.”

Não para as circunstancias, não volte o seu olhar para o Egito; lá você só encontrará escravidão, não olhe para os pecadores que tem tudo; eles não ficarão sem castigo (Provérbios 11:21). Olhe para o Autor e Consumador de nossa fé - Jesus Cristo. Ele tem cuidado de vós! O Senhor que nos dar uma terra boa! A Nova Jerusalém que desce do céu!

Os israelitas herdaram a Canaã terrestre, mas nós herdaremos a Vida Eterna com Cristo!

“Aquietai-vos e vede o livramento” que o Senhor dá aqueles que não o abandonam a confiança nELE.

A segunda lição que aprendemos, é que não devemos murmurar.

Vemos por diversas vezes os israelitas murmurando, e quando estavam diante da terra prometida (Números 13), olharam para os gigantes, filhos de Enaque, que habitavam aquela terra e foram rebeldes à ordem do Senhor (Deuteronômio 1:26) e passaram 40 anos peregrinando no deserto e daquela geração que saiu do Egito, apenas Josué e Calebe entraram na terra prometida.

Por que será? Por que eles não abandonaram a fé e que o Senhor era com eles!

Em Hebreus 13:5-6 está escrito: “... de maneira alguma te deixarei nunca jamais te abandonarei. Assim, afirmemos confiantemente: O Senhor é o meu auxilio, não temerei; que me poderá fazer o homem?”

Josué e Calebe tinham essa convicção em seus corações. E você?

Precisamos entender que toda murmuração é contra o Senhor. Em Êxodo 16:8b Moisés diz: “As vossas murmurações não são contra nós, e sim contra o Senhor”. Devemos entender isso com profundidade.

A inquietação e a murmuração pode nos afastar dos propósitos do Senhor na nossa vida. Devemos perseverar em conhecer ao Senhor (Oséias 6:3) e saber que Ele é superior a qualquer dificuldade.

“Tudo quanto fizerdes, fazio-o de todo o coração, como para o Senhor, e não para homens, cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança”. (Colossenses 3:23,24ª)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão - Filipenses 4:11-13

v11 Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. v12 Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. v13 Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. “Porque já aprendi a contentar-me com o que tenho”  Paulo expressa uma verdade fundamental em sua vida, ele sabia viver a sua realidade, ou seja, ele conseguia ser feliz apesar do que acontecia na sua vida. É interessante observar essa verdade, já que em sua maior parte, as igrejas evidenciam que para ter uma vida feliz é preciso ter e não ser. Não basta ser alguém do Reino de Deus, é necessário apresentar as possessões deste Reino em suas vidas para ser uma pessoa abençoada por Deus. Quando falo de Reino de Deus, não estou me referindo a igreja Reino de Deus do Edir Macedo, mas ao Reino de Cristo. Jesus disse que o Reino d...

História MMI - Casados Para Sempre

O Marriage Ministries International foi fundado em 1983 e está sediado em Littleton, Colorado, USA. No Brasil sua sede fica na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Mike Marilyn Phillipps são os fundadores e diretores internacionais do MMI, uma organização mundial com milhares de casais ministrando sobre casamento, noivado e criação de filhos em mais de 90 países. Através da fidelidade desses casais, matrimônios feridos estão sento curados e outros fortes estão recebendo um novo desafio e visão. À medida que os lares se tornam fortes, as igrejas são fortalecidas. Mike e Marilyn, junto com milhares de outros casais, são provas vivas de que Deus pode curar até mesmo o pior dos casamentos e usá-los para a Sua glória!

O chamado para construir

  A ascensão da inteligência artificial marca a mais nova frente em uma guerra espiritual de décadas para o futuro da civilização humana. Assim como os cristãos se retiraram da formação da internet – permitindo que ativistas seculares armasse as mídias sociais contra a liberdade religiosa, a liberdade de expressão e os valores familiares – agora corremos o risco de repetir esse erro fatal em uma escala exponencialmente maior. Gab AI surge não apenas como um projeto tecnológico, mas como uma necessidade espiritual urgente. Em uma época em que os sistemas de IA mediam cada vez mais o pensamento humano, os relacionamentos e o acesso à verdade, a Igreja não pode se dar ao luxo de abandonar esse terreno ao sacerdócio secular do Vale do Silício. Se não conseguirmos construir infraestrutura de IA fundamentada em princípios cristãos, testemunharemos os estágios finais de nossa marginalização cultural – não através da censura aberta, mas através da manipulação sutil do qu...