Introdução
Curiosamente, apesar do
conceito de fé existir nas escrituras desde os primeiros dias da raça humana, a
palavra "fé", do hebraico "emunáh", só é traduzida pela
primeira vez nas escrituras, com este sentido, no livro de Habakuk conforme
aparece abaixo:
Habakuk (Habacuque) 2:4
"Eis aqui um soberbo,
sua alma não é reta nele; e um justo (que) em sua fé viverá".
A palavra
"emunáh", com outros sentidos, como fidelidade, confiança, lealdade,
etc, é utilizada anteriormente ao livro de Habakuk; contudo, para este estudo,
nos interessa o conceito de fé, conforme o texto de Habakuk nos apresenta.
Percebemos que a fé, como menção nas Sagradas Escrituras, é posterior à Torah
(Lei), onde ela não ocorre com este sentido, porém anterior ao Novo Testamento,
embora seja um conceito estabelecido muito antes de sua primeira ocorrência
escritural. Hebel (Abel) é o primeiro homem referido nas escrituras, em
Hebreus, com referência ao exercício da fé. Isto é anterior a qualquer
acontecimento terreno mencionado nas Sagradas Escrituras, após a queda do
homem.
É bom destacar que a
palavra hebraica "emunáh" traz em si diversos significados, que de
forma alguma estão separados da fé, quais sejam: veracidade, sinceridade,
honradez, retidão, fidelidade, lealdade, seguridade, crédito, firmeza e
verdade. Diante de todos estes significados, podemos compreender melhor as
razões pelas quais o Criador YAOHUH (IÁORRU) nos diz que sem "emunáh"
é impossível agradá-lO.
O que é fé ?
"Ora, a fé é a
certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem". -
Hebreus 11:1
Não creio que possa haver
melhor definição para a fé do que as próprias escrituras nos fornecem em
Hebreus.
Primeiramente, as
escrituras nos apontam para uma certeza de que sucederá o que esperamos; e, em
seguida, nos apontam, mais claramente ainda, na direção de que nossa esperança
e convicção devem ser baseadas em fatos. Esta é uma palavra chave para o
entendimento da fé: "FATOS". Assim, antes de entendermos o que é fé,
precisamos entender o que é um fato.
Apresentando a fé como
convicção de fatos que se não vêem
Fato é uma verdade
absoluta, real, existente, inequívoca, incontestável, declarada.
Contudo, podemos, e
devemos, entender os fatos de uma forma mais simples do que uma pura definição
com aspecto de dicionário, e também mais escritural. Vamos então aprender um
pouco com as próprias escrituras sobre o que é um fato.
"No princípio era o
"Davar" (Verbo ou Palavra), e o "Davar" estava com ULHIM, e
o "Davar" era ULHIM. Ele estava no princípio com ULHIM. Todas as
coisas foram feitas por intermédio dEle, e, sem Ele, nada do que foi feito se
fez". - Yaohukhánan (João) 1:1-3
Primeiramente, precisamos
deixar claro que este texto de Yaohukhánan (João) está claramente se referindo
ao Messias YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) como o Davar de YAOHUH UL (IÁORRU UL), ou
seja, a Palavra de YAOHUH UL (IÁORRU UL). Não somente pelo fato de "estar
com", mas, principalmente, pelo fato de "ser" ULHIM (a Cúpula
Criadora Triuna). YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) o Messias, o "Davar-YAOHUH
(Davar-IÁORRU)" ou "Palavra de YAOHUH (IÁORRU)", com a
Triunidade e como parte da Triunidade.
Que vemos de tão
importante neste texto com relação a fatos? Tudo!!!
Este texto nos mostra que
todas as coisas foram criadas por Ele. Isso já nos esclarece que qualquer coisa
que exista e seja real, inequívoca, verdadeira, concreta, seja física ou
espiritual, foi criada por Ele. Ora, o texto ainda vai além disso. Ele diz que
"sem Ele, nada do que foi feito se fez", o que nos esclarece, mais
ainda, quanto ao fato de não haver mais de um Criador, ou fatos reais
existentes feitos por outro que não Ele somente. Podemos resumir este texto de
uma forma bem simples dizendo: Tudo o que existe e é real, seja material ou
espiritual, foi criado por YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) somente, e por mais ninguém.
Do mesmo modo conclusivo, podemos entender que, tudo aquilo que YAOHUSHUA
(IAORRÚSHUA), o Davar-YAOHUH (Davar-IÁORRU), não disse, não existe, e não é
fato. Se houvesse algo real que não tivesse sido feito por Ele, então haveriam
dois criadores, e não seria verdade a frase: "sem Ele, nada do que foi
feito se fez". Assim, fato é tudo aquilo que YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) disse.
Fantasia ou engano é tudo aquilo que YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) não disse.
É maravilhoso notar que,
sendo YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) a Palavra, Ele traz à existência aquilo que não
existe, tornando-o fato. Antes dEle falar, não há nenhum fato. Depois que Ele
fala, o fato passa a existir como realidade concreta, seja material ou
espiritual. Ora, a fé é a convicção de fatos, logo, a fé deve vir após o fato,
e nunca antes dele. Em outras palavras, é impossível, por definição, haver fé
em algo que YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) não disse. Se dissermos que temos fé em algo
que não é fato, então não temos fé, mas sim, crendice de engano, da qual o
mundo está cheio com suas religiões. A palavra fé é usada, indiscriminadamente,
pelo mundo afora, de uma forma muito vazia de significado e de entendimento.
Para o mundo, todos os que seguem qualquer religião são chamados de "pessoas
de fé". Todos os que se dedicam a qualquer tipo de prática religiosa são
chamados seguidores desta ou daquela fé. Contudo vemos, escrituralmente, que a
única fé é aquela que é baseada num fato, sendo o fato o resultado da Palavra
de YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) somente. A fé não é a convicção de fantasias nem de
desejos pessoais, mas sim a convicção de FATOS.
Como princípio espiritual,
a fé é a submissão do nosso espírito às palavras de YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA).
Quando estamos convictos em nosso espírito acerca de qualquer fato, estamos com
isso nos submetendo à Palavra, e declaramos que só há uma criação, um Único
Criador, e que a Palavra é verdadeira. Ao mesmo tempo em que a fé é um ato de
submissão espiritual à Palavra de YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA), é também uma entrega
irrestrita, em confiança na realidade que nos é apresentada. Fé é submissão; fé
é confiança; fé é certeza; fé é convicção de fatos.
Dúvida é rebeldia; dúvida
é desconfiança; dúvida é incerteza; dúvida é rejeição de fatos. "Vede
irmãos, não haja em vós perverso coração de incredulidade que vos afaste de
YAOHUH UL KHAYAO (IÁORRU UL RAIÁO - Aquele que vive)". - Hebreus 3:12. A
palavra "perverso" tem o significado de corrompido, fora da sua forma
normal. Incredulidade é considerada, pelas escrituras, como perversão ou
corrupção, tendo em conta que a fé e a confiança em YAOHUH UL (IÁORRU UL) são a
normalidade escritural. Aquele que duvida é considerado perverso ou,
espiritualmente anormal. Defeituoso espiritual.
Ainda outra observação
muito importante quanto à definição escritural de fé, é que ela é baseada em
fatos que não se vêem, e não nos fatos comuns visíveis. A necessidade de visão
ou constatação tátil de qualquer fato, põe em dúvida a Palavra de YAOHUH UL
(IÁORRU UL) e a integridade moral de Sua Pessoa quanto ao que foi por Ele
afirmado. É fato que YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) criou os céus azuis, pela Sua
palavra. Isto é um fato comum visível, e não requer nenhuma espécie de fé, nem
pode produzir fé alguma, uma vez que é visível e facilmente constatável. É fato
que habitamos o planeta Terra, que gira em torno do sol e possui uma lua. Tudo
isso foi criado pela palavra de YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA), contudo, basta a visão
natural para constatar, não sendo matéria de fé, e nem passível de fé, uma vez
que não se trata de "fatos que se não vêem". A fé envolve diretamente
fatos invisíveis, sobre os quais não temos nenhuma forma de análise ou
constatação natural, sendo aceitos em convicção apenas pela extrema confiança
na palavra dAquele que assim nos informou pelas Sagradas Escrituras, com base
no fato de que YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) é a Verdade e também é de total
integridade moral.
YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA)
anunciou, durante os anos de Seu trabalho na terra, que haveria de morrer, mas
que ressuscitaria. Quando anunciaram a Tomé a Sua ressurreição, Tomé reagiu com
muita dúvida sobre o fato. Chegou até a dizer que se não visse Suas mãos e o
Seu lado furados pelos cravos e pela lança, de modo algum creria. YAOHUSHUA
(IAORRÚSHUA) Se mostrou a ele, em total ternura e longanimidade, porém deixou
claro a ele o seguinte: "Porque Me viste, creste? Bem-aventurados os que
não viram, e creram". - Yaohukhánan 20:29. Ficou claro para Tomé, e para
todos nós, que YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) não o considerou bem-aventurado, uma vez que
ele precisou ver para crer. Isso não é fé, mas sim constatação visível ou
palpável. Nisso está a diferença entre crer e ter fé. Temos fé quando não
precisamos ver para poder crer. Não temos fé quando precisamos ver para poder
crer. A fé é a convicção de fatos QUE SE NÃO VÊEM.
"Se vos falei de
coisas terrestres, e não credes, como crereis, se vos falar das
celestiais"? - Yaohukhánan (João) 3:12. Quando alguém está fechado a crer
até nas coisas terrestres, que são visíveis, como crerá nas celestiais que são
invisíveis para nós no tempo presente?
"Então YAOHUSHUA
(IAORRÚSHUA) lhes disse: Se não virdes sinais e prodígios, de modo algum
crereis". - Yaohukhánan (João) 4:48. Esta é a necessidade da
incredulidade. Provas e evidências. Sinais e prodígios. Enorme dificuldade em
receber convicção sem constatação. Crer após ter visto, não é fé. Para o que
crê, nenhuma evidência é necessária. Para o que não crê, nenhuma evidência é
suficiente.
Buscando um fato antes de
crer
Um dos exemplos
escriturais do fato preceder a fé está no relato da caminhada de Káfos (Pedro)
por sobre as águas. "Respondeu-lhe Káfos (Pedro): Maor! se és Tu, manda-me
ir ter contigo por sobre as águas. Disse-lhe Ele: Vem. Káfos, descendo do
barco, e andando sobre as águas, foi ao encontro de YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA).
Mas, sentindo o vento, teve medo; e, começando a submergir, clamou: Maor,
salva-me. Imediatamente estendeu YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) a mão, segurou-o, e
disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?" - Manyaohu (Mateus)
14:28-31
Vemos aqui uma brilhante
visão do conceito que Káfos tinha sobre a necessidade de um fato precedendo a
fé, quando diz: "Manda-me ir ter contigo sobre as águas". Não foi
determinado aos homens poder caminhar sobre as águas, e não é fato que se possa
fazer tal coisa. Isto não é nem questão de fé, uma vez que a própria
experiência o comprova. Para que tal pudesse suceder, era necessário que uma
palavra especial para aquela ocasião fosse pronunciada por YAOHUSHUA
(IAORRÚSHUA), sem o que Káfos não ousaria sair do barco. A realidade de Káfos
poder andar sobre as águas precisava ser criada, pois não existia. Para isso
Káfos pediu que YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) criasse tal realidade pronunciando Sua
palavra a esse respeito. É muito bonito percebermos que Káfos não ousou sair do
barco sem a realidade criada pela palavra de YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA), ou seja, o
FATO.
Infelizmente esse
acontecimento não terminou de forma tão brilhante como começou, uma vez que a
fé opera pela certeza e pela convicção, mas jamais pela dúvida. O simples fato
de Káfos começar a afundar foi indício suficiente para YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA)
lhe perguntar: "Por que duvidaste?". Contudo, o pior de tudo mesmo
foi ouvir de YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA): "Homem de pouca fé". Nós não
somos dignos de criticar a dúvida de Káfos, mas devemos aprender com ela, pois
foi registrada para nossa edificação; para aprendermos que quando há um fato,
não há vento que possa vencer a fé nesse fato. Nossa vida está sempre cheia de
"ventos" para tentar nos amedrontar, e também para nos mostrar se
realmente cremos ou se duvidamos. Os "ventos" da vida são os
"medidores" da nossa fé. E andarmos sobre as águas ou afundarmos só
depende de nossa submissão, no espírito, às palavras de YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA).
Apresentando a fé como
certeza de coisas que se esperam
Já entendemos que para
termos fé é preciso que, antes, haja um fato, e que tenhamos convicção desse
fato, sem que seja necessário vê-lo. Contudo, a fé é também a certeza de coisas
que se esperam. Na realidade, esta parte da definição escritural de fé não pode
ser desvinculada da base de convicção em fato. Não podemos esperar nada que não
seja fato espiritual, ou seja, não podemos esperar nada que YAOHUSHUA
(IAORRÚSHUA) não disse que acontecerá. Por outro lado, tendo sido notificados
de que algo acontecerá, pelas palavras de YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA), então
certamente devemos ter certeza destas coisas que esperamos, pois tal certeza é
parte importante e integrante da definição escritural de fé.
As escrituras relatam um
fato ocorrido, de muito valor como exemplo da fé como certeza das coisas que se
esperam.... sem precisar ver, é claro....
"Tendo YAOHUSHUA
(IAORRÚSHUA) entrado em Cafarnaum, chegou-se a Ele um centurião que Lhe rogava,
dizendo: Maor, o meu criado jaz em casa paralítico, e horrivelmente
atormentado. Respondeu-lhe YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA): Eu irei, e o curarei. O
centurião, porém, replicou-lhe: Maor, não sou digno de que entres debaixo do
meu telhado; mas somente dize uma palavra, e o meu criado será curado. Pois
também eu sou homem sujeito à autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e
digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu servo: Faze
isto, e ele o faz. YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA), ouvindo isso, admirou-Se, e disse
aos que O seguiam: Em verdade vos digo que a ninguém encontrei em Yaoshorul
(Israel) com tamanha fé". - Manyaohu (Mateus) 8:5-10
Sem dúvida esse centurião
tinha certeza do que ele esperava. Em primeiro lugar, ele buscou o fato. Ele
solicitou a YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) a Sua Palavra, sem o que o fato não pode vir
à existência. Em segundo lugar, pelas suas próprias palavras, ele declarou que
não seria necessário YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) ir até sua casa, mas que bastaria
ele pronunciar a cura de seu servo para ter certeza do que encontraria em casa
quando entrasse. A base de fé na convicção de fatos é evidente, pois, por suas
próprias palavras, ele declarou que o que YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) dissesse se
tornaria fato, do mesmo modo que em sua experiência de centurião ele ordenava a
um e a outro, e o que ele ordenava acontecia. Ver, para ele, era o aspecto
menos importante de tudo. Ele tinha certeza que veria, e não precisava ver para
saber. Ele já sabia sem ver, somente pela fé. Este homem tinha certeza do que
esperava e sabia o que haveria de ver depois de crer. Somente uma única coisa
ele precisava, e saiu para obter: a palavra de YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA).
Das duas ocasiões
relatadas nas escrituras acerca de YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) ter elogiado a fé de
alguém, esta foi uma delas. Certeza de coisas que se esperam, e convicção de
fatos que se não vêem.
Apresentando a fé como
submissão à palavra de YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA)
Submissão espiritual é uma
outra forma de dizermos "fé". Quando YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) diz
alguma coisa, só podemos duvidar ou crer. A dúvida é rebeldia contra a
fidelidade de YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) e contra a realidade, porque YAOHUSHUA
(IAORRÚSHUA) produz realidade quando fala. A dúvida, como rebeldia que é,
resulta da soberba do coração, pois a soberba não aceita senão aquilo que o
próprio soberbo pensa ou acha que deve ser. A fé, por outro lado, sendo
submissão que provém de humildade, aceita de imediato qualquer palavra
pronunciada por YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA), sabendo que o que Ele diz se torna
realidade imediatamente, e é verdadeiro.
Vemos um maravilhoso
exemplo disso no texto abaixo:
"E eis que uma mulher
cananéia, provinda daquelas cercanias, clamava, dizendo: Maor, Filho de Daud
(Davi), tem compaixão de mim, que minha filha está horrivelmente endemoninhada.
Contudo, Ele não lhe respondeu palavra. Chegando-se, pois, a Ele os Seus
discípulos, rogavam-Lhe, dizendo: Despede-a, porque vem clamando atrás de nós.
Respondeu-lhes Ele: Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de
Yaoshorul (Israel). Então veio ela e, adorando-O, disse: Maor, socorre-me. Ele,
porém, respondeu: Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos.
Ao que ela disse: Sim, Maor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que
caem da mesa dos seus donos. Então respondeu YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA), e disse-lhe:
Ó mulher, grande é a tua fé! Seja-te feito como queres. E desde aquela hora sua
filha ficou sã". - Manyaohu (Mateus) 15:22-28
Alguns aspectos dignos de
nota, neste texto, são:
YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA)
colocou à prova a fé daquela mulher.
YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA)
informou a ela que, se comparada aos filhos de Yaoshorul, ela era apenas um
cachorrinho. Para uma mulher soberba, a reação esperada seria de total
inconformismo e rejeição por tal diferenciação. A soberba perguntaria logo:
"Por que eles são melhores do que eu?", ou "o que eles têm que
eu não tenho?", ou ainda "por que eles podem e eu não posso?".
A fé é a submissão à
palavra pronunciada por YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA), e como tal, aquela mulher não
fez nenhuma destas perguntas. Apenas se humilhou e se submeteu à palavra que
YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) lhe disse, passando então a ter, de imediato, uma nova
realidade diante de seu coração. A nova realidade que se apresentou a ela como
fato foi: "Eles são os donos, e eu sou o cachorrinho".
A partir da fé nesta
palavra e realidade, ela imediatamente adequou o seu pedido a esta realidade,
argumentando agora em função da realidade que YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) lhe
apresentou. Então disse: "Mas até os cachorrinhos comem das migalhas que
caem da mesa de seus donos".
A partir desta declaração
de fé, YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) manifestou Sua fidelidade e honra aos que
exercitam a fé, elogiando a fé dessa mulher, declarando seu pedido como
atendido, e deixando registrado nas Sagradas Escrituras como exemplo a todos
nós. Este é o segundo elogio escritural à fé de alguém, da parte de YAOHUSHUA
(IAORRÚSHUA), curiosamente se tratando de dois gentios (uma mulher cananéia e
um centurião romano, ambos pessoas de fora da linhagem de sangue do povo
Yaohudi).
A fé como critério de justificação
para a salvação eterna.
Segundo o próprio
YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA):
"Por isso vos disse
que morrereis em vossos pecados; porque, se não crerdes que Eu sou, morrereis
em vossos pecados". - Yaohukhánan (João) 8:24
"Quem crer e for
imerso será salvo; mas quem não crer será condenado". - Marcos 16:16
"Em verdade, em
verdade vos digo que quem ouve a Minha palavra, e crê nAquele que Me enviou,
tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a
vida". - Yaohukhánan (João) 5:24
"Porquanto esta é a
vontade de Meu Pai: Que todo aquele que vê o Filho e crê nEle, tenha a vida
eterna; e Eu o ressuscitarei no último dia". - Yaohukhánan 6:40
"Em verdade, em
verdade vos digo: Aquele que crê tem a vida eterna". - Yaohukhánan 6:47
"Declarou-lhe
YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA): Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em Mim, ainda
que morra, viverá; e todo aquele que vive, e crê em Mim, jamais morrerá. Crês
isto?" - Yaohukhánan 11:25-26
Segundo os apóstolos:
"Concluímos, pois,
que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei". -
Romanos 3:28
"Porém ao que não
trabalha, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é contada como
justiça" - Romanos 4:5
"Ora, sem fé é
impossível agradar a YAOHUH UL (IÁORRU UL); porque é necessário que aquele que
se aproxima de YAOHUH UL (IÁORRU UL) creia que Ele existe, e que é galardoador
dos que o buscam". - Hebreus 11:6
As escrituras nem ao menos
dizem que é difícil agradar a YAOHUH UL (IÁORRU UL) sem fé, mas, antes, dizem
que é impossível. Porque? Porque a fé é o conceito de justiça estabelecido por
YAOHUH UL (IÁORRU UL) e não a lei. As escrituras nos mostram que a fé foi
estabelecida como padrão de justiça, por YAOHUH UL (IÁORRU UL) para os homens,
desde os primórdios da humanidade. Muitos se enganam ao pensar que a fé é um
novo padrão de justiça de YAOHUH UL (IÁORRU UL) estabelecido no Novo Testamento
somente, mas isso não é fato escritural. Outros pensam que a misericórdia
neo-testamentária foi a forma da salvação ser aberta aos gentios também, o que
não se comprova escrituralmente, pois a fé já justificava gentios até mesmo na
época da lei.
A lista das pessoas de fé
que passaram com honra às páginas de Hebreus é esta:
Hebel (Abel) - Anterior à
lei. Ofereceu sacrifício de sangue a YAOHUH UL (IÁORRU UL), por fé, obtendo
assim testemunho de ser justo.
Enokh (Enoque) - Anterior
à lei. Obteve testemunho de ter agradado a YAOHUH UL (IÁORRU UL) pela fé. Foi
trasladado e não viu a morte.
Noakh (Noé) - Anterior à
lei. Aparelhou uma arca somente por fé, sem a menor visualização do dilúvio que
viria. Tal fé se tornou a salvação de sua casa e condenação para o mundo.
Abruham (Abraão) -
Anterior à lei. Partiu com fé de receber um lugar por herança, sem saber para
onde iria.
Sara - Anterior à lei. Pela
fé recebeu poder para ser mãe, embora já não mais pudesse naturalmente pela
idade avançada. Confiança total na fidelidade dAquele que prometeu.
Abruham (Abraão) -
Anterior à lei. Pela segunda vez Abruham é citado, agora pelo oferecimento de
Yaohutzkaq (Isaque) em sacrifício. Confiança em YAOHUH UL (IÁORRU UL) que Ele é
fiel às Suas promessas, sendo que a promessa de YAOHUH UL (IÁORRU UL) estava em
Yaohutzkaq.
Yaohutzkaq (Isaque) -
Anterior à lei. Pela fé abençoou a Yaohucáf (Jacó) e a Esaú.
Yaohucáf (Jacó) - Anterior
à lei. Pela fé, abençoou cada um dos filhos de Yaohusáf (José).
Yaohusáf (José) - Anterior
à lei. Pela fé fez menção ao êxodo dos filhos de Yaoshorul (Israel) do Egito e
deu ordens quanto aos seus próprios ossos.
Mehushúa (Moisés) -
Anterior e posterior à lei. Preferiu ser maltratado com o povo de YAOHUH UL
(IÁORRU UL) do que usufruir os prazeres transitórios do pecado, porque já
conhecia o repúdio que YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) sofreria, tendo preferido se
identificar com este repúdio do que desfrutar dos tesouros do Egito.
Contemplava pela fé o galardão que o esperava. Abandonou o Egito sem medo do
faraó, permanecendo firme como quem vê Aquele que é invisível. Pela fé celebrou
a posqayao (páscoa) com derramamento de sangue, figura exata do cordeiro
redentor que viria. Pela fé atravessou o mar como por terra seca.
Rakhav (Raabe) - Posterior
à lei. Meretriz e gentia. Não pertencia à descendência de Abruham e além disso
tinha prática abominável perante a lei. Pela fé ela passou às páginas de
Hebreus com grande honra por ter acolhido os espias de Yaoshorul (Israel),
sabendo do fato que aquele era o povo de YAOHUH UL (IÁORRU UL). Foi fisicamente
e espiritualmente salva pela fé.
É muito importante notar
que a fé foi imputada como justiça a cada uma destas pessoas mencionadas em
Hebreus 11, independentemente de suas atitudes para com a lei ou nacionalidade.
A nação de Yaoshorul se formou a partir de Abruham, mas vemos que já haviam
justos pela fé até mesmo antes dele. A partir de Abruham se constituiu a nação
de Yaoshorul, mas ainda assim vemos a justiça que é segundo a fé operando em
Rakhav, meretriz e gentia (na ocasião).
A fé como justiça é o
conceito escritural básico para nossa salvação e vida eterna.
Contudo, já estudamos que
a fé é a convicção de fatos. Qual o fato em cuja convicção somos considerados
justos e salvos para a vida eterna?
O fato dos fatos!!!
YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) é o
Filho de YAOHUH UL (IÁORRU UL) e nosso Salvador, tendo morrido pelos nossos
pecados e ressuscitado conforme as profecias. Este é o fato dos fatos, cuja fé
nos torna justos aos olhos de YAOHUH UL (IÁORRU UL), e, portanto, dignos de
participar da vocação e eleição de filhos em Seu Reino. O homem entrou em
condenação eterna pelo pecado. O homem entra na vida eterna pela fé no fato
acima.
"Justificados, pois,
pela fé, tenhamos paz com YAOHUH UL (IÁORRU UL), por nosso Rei YAOHUSHUA
(IAORRÚSHUA), o Messias, por Quem obtivemos também nosso acesso pela fé a este
imerecido favor ('Khen'), no qual estamos firmes, e exultemos na esperança do
"Shaokhan Kavod YAOHUH UL (IÁORRU UL)" (habitação do esplendor de
YAOHUH UL (IÁORRU UL))". - Romanos 5:1-2
"...mediante a
redenção que há em YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA), o Messias, ao Qual YAOHUH UL (IÁORRU
UL) propôs como propiciação no Seu sangue, pela fé, para demonstração da Sua
justiça, por ter Ele, na Sua paciência, deixado de lado os delitos outrora
cometidos; para demonstração da Sua justiça neste tempo presente, para que Ele
seja Justo e também Justificador daquele que tem fé em YAOHUSHUA
(IAORRÚSHUA)". - Romanos 3:24-26
"Porque pela
misericórdia sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de
YAOHUH UL (IÁORRU UL)" - Efésios 2:8
Nós não podemos constatar
nossa salvação neste tempo presente, embora possamos e devamos crer nela.
Sabemos de nossa salvação pela fé somente, sem qualquer garantia visível ou
palpável sobre isso. É em confiança absoluta que sabemos disso, pois O que nos
prometeu e informou é fiel. Não precisamos ver para crer; apenas sabemos disso
pela fé, e esperamos pelo seu cumprimento em nós.
No momento em que somos
justificados pela fé e, conseqüentemente, recebemos nossa salvação, continuamos
ainda vivendo neste mundo, sujeitos a toda espécie de tribulação. Nenhum de nós
é salvo e parte imediatamente para os céus. Nenhum de nós é salvo e fica livre
de aflições. As escrituras dizem que "muitas são as aflições do
justo", o que mostra que nossa salvação ainda não é visível ou palpável;
contudo, pela fé, alcançamos a bênção maravilhosa que diz "mas de todas (as
aflições) YAOHUH UL (IÁORRU UL) o livra".
O fato de que YAOHUSHUA
(IAORRÚSHUA), o Messias, morreu em sacrifício único, perfeito e definitivo,
pelo perdão dos nossos pecados, tendo ressuscitado e subido ao céu, estando
hoje à destra de YAOHUH AB (IÁORRU) (AB - Pai), tendo recebido o Nome que está
acima de todos os nomes, é o mais importante de todos os fatos para a nossa
salvação, pela fé.
Como se adquire fé ?
"Porque: Todo aquele
que invocar o Nome YAOHUH (IÁORRU) será salvo. Como pois invocarão Aquele em
Quem não creram? e como crerão nAquele de Quem não ouviram falar? e como
ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? assim
como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam boas novas! Mas nem
todos deram ouvidos à Preciosa Mensagem; pois Yaoshuayaohu (Isaías) diz: YAOHUH
(IÁORRU), quem deu crédito à nossa pregação? Logo a fé vem pelo ouvir, e o
ouvir pela palavra de YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA), o Messias". - Romanos
10:13-17
A fé entra em nossos
corações pelos ouvidos, e não pelos olhos. Não é vendo que cremos, mas sim
ouvindo. É claro, precisamos entender que quando dizemos que a fé entra no
coração pelos ouvidos, e não pelos olhos, o que estamos realmente dizendo é que
não podemos e não devemos ver os fatos para crer neles, mas apenas tomar
conhecimento sem ver, para então termos fé. Como ouvirão, se não há quem
pregue? Isto é básico e bastante lógico, porque se não houver quem nos dê
conhecimento dos fatos, como poderemos tomar conhecimento deles?
Como crerão nAquele de
Quem não ouviram falar? Isto é básico e lógico também, uma vez que para
crermos, precisamos tomar conhecimento dos fatos. Não poderemos nunca crer em
YAOHUH UL (IÁORRU UL), como acontece com muitos, se nunca tivermos ouvido falar
dEle. Como invocarão Aquele em Quem não creram? Logo, a fé vem pelo ouvir; e o
ouvir pela palavra de YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA), o Messias.
Se queremos ter nossa fé
aumentada, é necessário ouvir a palavra de YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA). Quanto mais
a verdade dos fatos fizer parte integrante de nosso coração, maior será a nossa
fé. Contudo, não é somente pelo conhecimento dos fatos que a fé vem, porque o
próprio profeta Yaoshuayaohu diz: "Quem deu crédito à nossa
pregação?". Para que a fé brote em nós, não só é preciso tomarmos
conhecimento dos fatos, como também nos submetermos espiritualmente a eles, ou
seja, nos submetermos à palavra de YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA), o Messias, sabendo
que Ele é fiel e não pode mentir. Vimos anteriormente um exemplo muito bonito
desta fé, manifesta como fruto da humildade e submissão à palavra de YAOHUSHUA
(IAORRÚSHUA).
A submissão à palavra de
YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) é composta de duas partes muito importantes: A primeira
parte é dar crédito. A segunda parte é retirar a dúvida.
A definição de fé nos traz
duas palavras com entranhado sentido de integridade ou inteireza, quais sejam:
"certeza" e "convicção". As palavras "certeza" e
"convicção" implicam diretamente em um total de 100% de crença e 0%
de dúvida. Se alguém tiver 1% de dúvida, já não tem certeza e nem convicção,
porque só estará crendo 99%.
Do mesmo modo que outras
boas qualidades espirituais como pureza, santidade e justiça, a fé possui a
característica de que resulta da retirada de algo "impuro". É simples
entendermos que a pureza é o resultado da ausência de impurezas, do mesmo modo
que a santidade é o resultado da retirada completa do que seja profano; a
justiça é a retirada completa de toda injustiça ou impunidade. Quando as
escrituras dizem que fomos lavados com água pela palavra, é claro que "ser
lavado" não significa receber algo em nós, mas, pelo contrário, retirar
algo de nós. A roupa lavada é aquela da qual foi retirada a sujeira, e não
aquela à qual foi adicionada limpeza. Para se ter algo limpo, nós não
"adicionamos limpeza", mas sim, retiramos sujeira. Os conceitos
escriturais de pureza, santidade, justiça e fé são sempre absolutos, e não
percentuais. Se algo é "99% puro", então não é puro, mas sim impuro.
Se algo é "99% justo", então não é justo, mas sim injusto. Aquilo que
é "99% santo", certamente não é santo, mas sim profano, porque todas
as boas qualidades espirituais implicam em integridade, integralidade, 100%. Do
mesmo modo, a fé resulta de uma integralidade da crença com total ausência de
dúvida. Quem tem "99% de certeza", não tem certeza, e portanto, não
tem fé. Quaisquer percentuais de crença e dúvida presentes em uma pessoa
representa ausência de fé, porque, por definição, a fé é o resultado de 100% de
crença com 0% de dúvida. É a diferença do "eu acho" para o "eu
sei". Qualquer um que tenha algum percentual de dúvida em seu coração, só
poderá dizer "eu acho"; somente quem não tiver nenhum percentual de
dúvida em seu coração poderá dizer "eu sei".
A melhor figura para me
auxiliar a explicar esta questão é a do copo que tem areia até a metade, e o
resto está com água. De nada adianta colocar mais e mais água nesse copo,
porque ele não ficará mais cheio de água do que já está. Para que ele tenha
mais água dentro dele é preciso que se retire areia primeiro. É muito
interessante atentar para o ensinamento de YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) aos seus
discípulos quando, após um fracasso, eles Lhe pedem para que sua fé seja
aumentada. YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA) conduz a conversa para um grão de mostarda, a
menor de todas as sementes, algo que é muito pequeno em tamanho, mas com poder
de operar coisas muito grandes. A questão que fica muito clara é que não se
trata de qual "quantidade", mas sim de qual "qualidade". Se
a fé for realmente fé, com 0% de dúvida, um grão de mostarda é suficiente para
operar grandes coisas. E aqui nós vemos a diferença entre crença e fé, porque
crer é dar crédito a um fato, e duvidar é retirar crédito desse fato. Fé é
quando damos crédito a um fato, sem retirar nenhum crédito desse fato. A dúvida
enfraquece sobremodo o poder espiritual, pelo fato de que contamina a crença,
criando percentuais de crença e dúvida, o que desfaz a integridade e desfaz a
fé. Crença e dúvida, misturados em quaisquer percentuais, não é fé, por
definição.
Andando sobre as águas ou
afundando ?
Uma das coisas que mais me
têm chamado a atenção com relação à salvação pela fé tem sido a resposta que
muitas vezes ouço quanto à pergunta: "Você é salvo?". Antes de
continuar a leitura, pense qual pode ser a resposta a esta pergunta vinda de
uma pessoa salva.
Surpreendentemente, já
ouvi diversas respostas como:
Eu acho que sou.
Não sei, só depois da
morte é que eu poderei saber.
Ninguém ainda pode dizer
se é salvo ou não.
Ora, pela definição
escritural de fé, nenhuma destas respostas é dada por um salvo, porque a fé é
certeza e convicção. A fé não é "eu acho", e muito menos "eu não
sei"; pelo contrário, a fé é "eu tenho certeza" e "eu tenho
convicção". Alguns acham que afirmar desta forma é presunção; contudo, não
sabem que presunção se refere somente à esperança que não é fundamentada em
fatos, e não à convicção que é baseada nos fatos.
"Eu acho" é o
mesmo que "eu não tenho certeza". Não ter certeza é dúvida, e não fé.
"Não sei" é o
oposto de "estar convicto". Não estar convicto é dúvida, e não fé.
Os que realmente estão
salvos são os que respondem SIM a esta pergunta. Um puro SIM, com certeza e com
convicção sobre o fato, tendo, obviamente crido em YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA). Por
outro lado, quem diz ter convicção de sua salvação sem ter crido em YAOHUSHUA
(IAORRÚSHUA), é claro, se encontra em crendice de religião e engano de soberba,
procurando criar uma realidade particular para si próprio, e muito enganosa.
A fé além das escrituras
À primeira vista, sempre
que falamos de algo "além das escrituras", ficamos receosos de onde
estaremos pisando. Isso é natural. As escrituras são nossa mais sólida base de
fé, pois é um amplo relato fiel de fatos. Contudo, a fé realmente vai muito
além das escrituras, por algumas razões importantes:
Algumas das pessoas mencionadas
nas escrituras por sua fé, jamais tiveram qualquer contato com as escrituras.
Hebel, Noakh, Abruham, Rakhav, Yaohutzkaq, Yaohucáf e Yaohusáf são exemplos
disso. Seu relacionamento com YAOHUH UL (IÁORRU UL) é que lhes proporcionava o
conhecimento dos fatos sobre os quais poriam sua fé.
Em muitas situações do
nosso dia-a-dia não poderemos encontrar nas escrituras algum texto que ensine
ou mostre os fatos exatamente como eles se apresentam no momento. Nestas
situações de nossas vidas é que se torna muito importante entendermos que as
escrituras servem para nos conduzir a um relacionamento pessoal e íntimo com
YAOHUH UL (IÁORRU UL), por meio da fé em YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA), o Messias,
tendo em nós a habitação do RUKHA ULHIM.
Todas as pessoas que viveram
pela fé antes das Sagradas Escrituras existirem, o fizeram através da
intimidade que tinham com YAOHUH UL (IÁORRU UL), intimidade esta que era
guardada e zelada, pois o "ouvir" de YAOHUH UL (IÁORRU UL) é que lhes
permitia agir segundo a fé. A grande promessa de YAOHUH UL (IÁORRU UL) para
Seus filhos foi pronunciada por YAOHUSHUA (IAORRÚSHUA), o Messias, assim:
"Se vós que sois maus sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto
mais o vosso YAOHUH UL (IÁORRU UL) AB (Pai Celestial) dará o RUKHA ULHIM àqueles
que O pedirem". - Lucas 11:13
Somos muito tolos se
pensamos que podemos compreender as Sagradas Escrituras sem que o RUKHA ULHIM
nos explique. Somos tolos se, para nosso viver, negligenciarmos a condução e o
ensino do RUKHA ULHIM sobre os fatos que envolvem a nossa vida. Nossa vida é
composta de inumeráveis eventos, acerca dos quais não temos condição de ler
todas as páginas das Sagradas Escrituras a cada instante para tentarmos
descobrir o que fazer e o que não fazer. Ao contrário disso, o RUKHA ULHIM é a
palavra viva habitando em nossos corações, 24 horas por dia, 365 dias por ano.
"Ora, este é o pacto
que farei com a casa de Yaoshorul (Israel), depois daqueles dias, diz YAOHUH UL
(IÁORRU UL); porei as Minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as
escreverei; eu serei o seu ULHIM, e eles serão o Meu povo".
A presença do
RUKHA ULHIM em nós representa certamente a mais maravilhosa promessa de YAOHUH
UL (IÁORRU UL) para nossas vidas. Contudo, não podemos esquecer que YAOHUSHUA
(IAORRÚSHUA) disse: "Aquele que Me amar será amado por Meu Pai Celestial;
e nós viremos a ele e faremos nele morada". Esta é palavra suficiente para
sabermos que contamos com a presença da Triunidade em nós.
Esta é a presença
que nos dá vida e que nos conduz com direção. Foi para esta posição que as
Sagradas Escrituras nos conduziram, para que aqui cheguemos e desfrutemos desta
maravilhosa intimidade com a Triunidade por todos os nossos dias. Embarcamos
nas Sagradas Escrituras como uma condução que nos trouxe até aqui, e aqui
chegamos para ter intimidade com o próprio Autor das Sagradas Escrituras. Nossa
condução e nosso viver por fé não se dá somente quando estamos lendo as
escrituras ou estamos reunidos com nossos irmãos, mas principalmente, o nosso
viver pela fé se dá em meio aos ventos da vida, nas dificuldades do trabalho,
nas necessidades, nas circunstâncias adversas, nas tribulações e nos perigos.
Em cada situação particular, que dificilmente encontraremos similaridade nas
escrituras, precisamos estar em intimidade com ULHIM que habita em nós, para
sermos orientados e agirmos por fé. Os princípios espirituais das escrituras
foram gravados em nossos corações, mas existem situações diversas que
necessitamos de orientação extra-escritural, pela habitação de ULHIM em nós.
Quais
são elas? Podemos citar diversas.
YAOHUH UL (IÁORRU UL) pode
nos livrar de situações de perigo iminente por meio de sua voz dentro de nós, o
que não podemos obter na leitura das Sagradas Escrituras somente. Exige
obediência à Sua voz em nós naquela situação e naquele momento.
YAOHUH UL (IÁORRU UL) pode
nos livrar de ingerirmos algo danoso, embora todos os alimentos sejam
permitidos pelas Sagradas Escrituras.
YAOHUH UL (IÁORRU UL) pode
nos orientar acerca de prosseguirmos ou não com um determinado projeto de
trabalho, ainda que este seja um projeto lícito e moral escrituralmente.
YAOHUH UL (IÁORRU UL) pode
nos orientar com relação às palavras que devemos dizer quando confrontados ou
ameaçados. Até mesmo para citar textos escriturais devemos fazê-lo por fé, sob
orientação de YAOHUH UL (IÁORRU UL) que habita em nós.
YAOHUH UL (IÁORRU UL) pode
nos orientar com relação a falar ou calar.
YAOHUH UL (IÁORRU UL) pode
nos orientar com relação a irmos a um lugar ou ficarmos onde estamos, mesmo que
ir a tal lugar não represente nada de ilegal ou imoral segundo as escrituras.
E muitas outras situações
nós poderíamos enumerar ainda, mas o importante é percebermos que Shaúl (Paulo)
nos diz: "Todas as coisas me são lícitas, mas nem tudo convém". Shaúl
está apenas afirmando que não está mais debaixo de lei, sendo, portanto,
lícitas todas as coisas; contudo, a ausência da lei não representa uma
independência de YAOHUH UL (IÁORRU UL) quanto ao nosso proceder. Pelo
contrário, é nossa intimidade e dependência de YAOHUH UL (IÁORRU UL) a todo
instante que nos permitirá viver pela fé, pois precisamos dos fatos, as
palavras de YAOHUH UL (IÁORRU UL), para podermos ter fé e agirmos segundo esta
fé.
Lembre-se disso:
Em primeiro lugar, está o
fato.
Em segundo lugar vem a fé.
Em terceiro lugar vem a
experiência.
Colocar a fé antes do fato
chama-se "crendice" ou "supertição".
Colocar a experiência
antes da fé chama-se "engano" ou "ilusão".
Colocar a experiência
antes do fato chama-se "alucinação".
E para finalizar, com
temor em nossos corações, vamos apenas citar a definição escritural de pecado:
"Tudo o que não
provém da fé é pecado". - Romanos 14:23
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