quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Inteligência Financeira


Quando se desenvolve a inteligência financeira é possível fazer muito com menos. Sucesso financeiro não é obra do acaso e contribui muito para um casamento feliz, já que existem dois pontos de tensão na maioria dos casamentos: sexo e finanças. O dinheiro, quando não compreendido e mal administrado, se torna a causa de grandes conflitos e de grandes problemas no relacionamento, portanto é de vital que você compreenda estas verdades.
Um dos princípios básicos da administração inteligente é o planejamento, que deve ter alvos, metas e missão. Outro elemento fundamental é o administrador, que deve ter visão, autodisciplina, determinação, coragem e generosidade.

Toda pessoa bem sucedida investe tempo em planejamento. Pode ser uma pessoa física - um ser humano, ou uma pessoa jurídica - uma empresa. Quem leva a sério o planejamento normalmente é bem sucedido e toda empresa ou indivíduo que é bem sucedido financeiramente desenvolve e acompanha planejamento eficientes.

Existem alguns conceitos errados sobre planejamento: Aguardar um momento de crise para começar um planejamento financeiro pessoal é errado; confundir planejamento com investimento, também. Quem pensa que planejamento financeiro pessoal é só para aqueles que têm muito dinheiro, ou que se deve aguardar a idade avançada para começar a pensar nisto, tropeça e erra muito.

Há 7 razões porque o planejamento é fundamental para o sucesso financeiro.
1) Quem pensa de forma antecipada, pensa melhor; planejar é pensar de forma antecipada.
2) Quem planeja sempre sabe aonde quer chegar e tem objetivos claros e bem definidos na sua administração. Deve-se definir aonde se quer chegar daqui a 5, 10, 15 e até 20 anos em termos de conquista financeira!
3) Planejamento implica em organização. Uma pessoa desorganizada dificilmente alcançará sucesso financeiro na vida. Você é uma pessoa organizada? Não há como alcançar patamares financeiros mais altos se não houver organização.
4) O planejamento torna o tempo mais produtivo. É possível fazer mais em menos tempo. Quando se planeja o dia, a semana, o mês e o ano é possível fazer muito mais em menos tempo!
5) Planejar é administrar com base na excelência.
6) Planejamento e crescimento andam juntos.
7) A ordem com a qual Deus criou tudo no universo foi a partir de um planejamento estratégico (Gn 1 e 2) e não há nada mais sábio do que aprender com o grande Criador.

Quem administra com inteligência faz mais, com menos, tem um casamento mais estável e agradável, aprendeu a planejar com alvos, metas e missão e busca ter o perfil do bom administrador, agregando qualidades de visão, autodisciplina, determinação, coragem e generosidade. O planejamento é peça fundamental para o sucesso financeiro, pois quem pensa quem pensa antecipadamente, pensa melhor, sabe onde quer chegar, se organiza, seu tempo rende mais, busca a excelência, cresce e procura ser como Deus, que se planejou para criar o Universo.

Autor: Pastor Josué Gonçalves

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...