O que significa examinar-se? Interessante percebermos que quando erramos ou outrem não somos capazes de assumirmos a responsabilidade pelo mesmo, sempre queremos encontrar uma outra pessoa para culpar.
Assumimos sempre a condição de advogado tentando defender o ato praticado, encontrando respostas as mais diversas para o erro cometido. Acostumamos a dar desculpas pelas nossas falhas e fracassos. Precisamos aprendermos a julgar a nós mesmos, como um juiz darmos o veredito de que errei e assumir tal erro para que possa haver uma mudança nas minhas atitudes.
A palavra responsabilidade vem de "dar uma resposta". Assumir a responsabilidade é dar uma resposta a uma determinada questão. A responsabilidade por um projeto quer dizer responder por suas consequências boas e más.
Quando um cônjuge comete adultério, ele sempre culpa o outro pelo ato, não é capaz de assumir os próprios erros, incapaz de enxergar que a mudança deveria começar nele próprio.
Quando Paulo fala sobre examinar-se a si mesmo, ele mostra as medidas corretivas precisam começar em nós e através de nós mesmos, não dá para ficar inventando saídas psicológicas para negar o erro, culpamos outras pessoas, escondemos-nos, fingindo que não aconteceu nada. Isso não tratará solução somente aumentará a sensação de culpa.
Quando partimos do pressuposto de que eu errei e preciso me corrigir, pedir perdão, então aprendo algo extraordinário, minha mente é renovada, percebo que posso continuar sem nenhum fardo.
João Batista disse: Dêem fruto que mostre o arrependimento! (Mateus 3:8), ele estava falando dos fariseus e saduceus em relação aos erros que eles praticavam e escondiam-se na prática de uma religião.
Não dá para tapar o sol com a peneira, somos pecadores, sujeitos ao erro, mas não devemos ser advogados de nós mesmo, já temos um advogado:
Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo. 1 Jo 2:1
Comentários