Pular para o conteúdo principal

O que nos impede de observar as próprias falhas?


Examine-se o homem a sim mesmo. I Co 11.28a

O que significa examinar-se? Interessante percebermos que quando erramos ou outrem não somos capazes de assumirmos a responsabilidade pelo mesmo, sempre queremos encontrar uma outra pessoa para culpar.

Assumimos sempre a condição de advogado tentando defender o ato praticado, encontrando respostas as mais diversas para o erro cometido. Acostumamos a dar desculpas pelas nossas falhas e fracassos.  Precisamos aprendermos a julgar a nós mesmos, como um juiz darmos o veredito de que errei e assumir tal erro para que possa haver uma mudança nas minhas atitudes.

A palavra responsabilidade vem de "dar uma resposta". Assumir a responsabilidade é dar uma resposta a uma determinada questão. A responsabilidade por um projeto quer dizer responder por suas consequências boas e más.

Quando um cônjuge comete adultério, ele sempre culpa o outro pelo ato, não é capaz de assumir os próprios erros, incapaz de enxergar que a mudança deveria começar nele próprio.

Quando Paulo fala sobre examinar-se a si mesmo, ele mostra as medidas corretivas precisam começar em nós e através de nós mesmos, não dá para ficar inventando saídas psicológicas para negar o erro, culpamos outras pessoas, escondemos-nos, fingindo que não aconteceu nada. Isso não tratará solução somente aumentará a sensação de culpa.

Quando partimos do pressuposto de que eu errei e preciso me corrigir, pedir perdão, então aprendo algo extraordinário, minha mente é renovada, percebo que posso continuar sem nenhum fardo. 

João Batista disse: Dêem fruto que mostre o arrependimento! (Mateus 3:8), ele estava falando dos fariseus e saduceus em relação aos erros que eles praticavam e escondiam-se na prática de uma religião.

Não dá para tapar o sol com a peneira, somos pecadores, sujeitos ao erro, mas não devemos ser advogados de nós mesmo, já temos um advogado:

Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo. 1 Jo 2:1
RRO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão - Filipenses 4:11-13

v11 Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. v12 Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. v13 Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. “Porque já aprendi a contentar-me com o que tenho”  Paulo expressa uma verdade fundamental em sua vida, ele sabia viver a sua realidade, ou seja, ele conseguia ser feliz apesar do que acontecia na sua vida. É interessante observar essa verdade, já que em sua maior parte, as igrejas evidenciam que para ter uma vida feliz é preciso ter e não ser. Não basta ser alguém do Reino de Deus, é necessário apresentar as possessões deste Reino em suas vidas para ser uma pessoa abençoada por Deus. Quando falo de Reino de Deus, não estou me referindo a igreja Reino de Deus do Edir Macedo, mas ao Reino de Cristo. Jesus disse que o Reino de De

História MMI - Casados Para Sempre

O Marriage Ministries International foi fundado em 1983 e está sediado em Littleton, Colorado, USA. No Brasil sua sede fica na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Mike Marilyn Phillipps são os fundadores e diretores internacionais do MMI, uma organização mundial com milhares de casais ministrando sobre casamento, noivado e criação de filhos em mais de 90 países. Através da fidelidade desses casais, matrimônios feridos estão sento curados e outros fortes estão recebendo um novo desafio e visão. À medida que os lares se tornam fortes, as igrejas são fortalecidas. Mike e Marilyn, junto com milhares de outros casais, são provas vivas de que Deus pode curar até mesmo o pior dos casamentos e usá-los para a Sua glória!

Mulher rixosa é como o gotejar contínuo no dia de grande chuva

Pv 27.15 – “O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes;” Uma das coisas capazes de irritar uma pessoa é o barulho de gota pingando continuamente! Parece uma tortura! A Bíblia compara a mulher rixosa, com esse “pinga-pinga” que irrita. Até diz que é melhor morar no deserto – lugar de necessidade do que morar com uma mulher rixosa e iracunda: Pv 21.19 – “Melhor é morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e iracunda.” Mas o que significa ser uma mulher rixosa e iracunda? A palavra rixosa significa briguenta, barulhenta, e a palavra iracunda significa uma pessoa propensa a ira, irada. Pela comparação bíblica em Pv 27.15, a mulher rixosa é aquela que não para de atormentar o marido; é aquela que a todo instante fica perturbando, reclamando ou dando bronca. É a “esposa pinga-pinga.” Entendemos o que a Bíblia diz, porque já ouvimos relatos de maridos que preferem trabalhar no turno da noite para não ter que ficar em casa ouv