Pular para o conteúdo principal

Chamados para fazer a diferença - João 17:14-18



A figura do mundo desafia-nos com perguntas  importantes:

De que maneira devemos nos relacionar com a sociedade na qual vivemos? Ou devemos viver acuados dentro das nossas igrejas? 
De que maneira devemos nos relacionar com os não-cristãos, pois eles só conhecem os valores humanos? Ou será que nem devemos tentar conviver com eles?

Então fica uma pergunta: Como viver no mundo?

O que Jesus quer nos dizer acerca disso?

No cenáculo, momentos antes de ser preso, Jesus conversa com os discípulos (JOÃO 14, 15, 16 e 17), por cerca de 29 vezes Jesus se refere a palavra MUNDO, porque?

O que significa MUNDO?

No sentido moral "o mundo" refere-se ao "que é inimigo de Deus", isto é, todo pensamento, ação, valor e comportamento contaminado pelo pecado.

João na sua primeira carta, no capitulo 5 v 19 diz que o "mundo todo está sob o poder do maligno".

Então como podemos viver o padrão do reino de Deus neste mundo?

Jesus orientou os discípulos (e nos orienta hoje) acerca de alguns pontos fundamentais sobre como viver neste mundo tenebroso.

1º) João 17.17 - Santifica-os na verdade: a Tua Palavra é a verdade.

A sociedade em que vivemos apresenta valores distorcidos, a verdade para o mundo é relativa - ou seja aquilo que é verdade para mim pode não ser para outra pessoa.

Nós, que conhecemos Cristo e aceitamos sua obra em nossas vidas, sabemos e cremos que ELE é o Único caminho (João 14:6), mas o que o mundo diz acerca dessa realidade, dessa verdade? O mundo diz que todos os caminhos levam até Deus, o que é irreal diante do que Jesus afirma acerca de si mesmo.

Cristo nos deu um padrão elevado de conduta que deve permear, guiar nossas vidas. (João 8:31,32; João 14:21, João 15:7)

O nosso padrão deve ser (em todos os momentos) a Palavra de Deus, ela nos ajudará a permanecermos fieis ao nosso Deus e Senhor. Devemos guarda-nos, sem nos deixar corromper pelo mundo. (Tg 1:27)

2º) João 17:14 - Jesus tem nos dado a Palavra, porque não somos do mundo.

Paulo na carta aos Romanos, capitulo 12 v 2 diz que não devemos nos conformar com este mundo. Na versão da NVI diz que não se amoldem ao padrão deste mundo.

Amoldar = adaptar-se ao molde ou modelo.

O padrão do mundo, muitas vezes, compara pessoas umas com as outras. quanto melhor competimos, melhor somos em relação aos outros - este são padrões segundo o mundo. Essa dimensão competitiva da sociedade aparece em todas as coisas: na escola, no trabalho, nos esportes, etc.

Mas Jesus diz que nosso padrão deve ser diferente do mundo. (João 15:12-14, I Co 12:18,25-27).

Cada um de nós é necessário. encontramos realização não em comparar-nos com os outros, mas em sermos nós mesmos e usarmos qualquer talento que Deus tem nos dado no ministério. No reino.

3º) João 17:16 - Jesus diz que não somos do mundo.

João na primeira carta capitulo 2 v 15 e 16 diz que não devemos amar o mundo nem o que há nele.

O enfoque básico do mundo a respeito da vida é distorcido. Devemos amar as pessoas, mas rejeitar decisivamente (e temer) as atitudes e valores do mundo.

Nós não podemos viver com um coração dividido, uma hora amamos à Deus e no instante seguinte, somos simpáticos aos valores que o mundo oferece.

Não somos do mundo, precisamos assumir um com promisso bem claro com a prática da vontade de Deus, em vez de seguir as paixões do mundo.

Concluindo, no passado, fazíamos parte do sistema pecaminoso e nosso estilo de vida refletia os valores mundanos. Em Cristo, porém, fomos escolhidos para ficar fora do mundo e chamados a viver uma nova vida no mundo.

Nossa vida e o nosso relacionamento com os outros deve ser o testemunho visível e continuo de Deus neste mundo mau e hostil. 

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33


RRO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão - Filipenses 4:11-13

v11 Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. v12 Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. v13 Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. “Porque já aprendi a contentar-me com o que tenho”  Paulo expressa uma verdade fundamental em sua vida, ele sabia viver a sua realidade, ou seja, ele conseguia ser feliz apesar do que acontecia na sua vida. É interessante observar essa verdade, já que em sua maior parte, as igrejas evidenciam que para ter uma vida feliz é preciso ter e não ser. Não basta ser alguém do Reino de Deus, é necessário apresentar as possessões deste Reino em suas vidas para ser uma pessoa abençoada por Deus. Quando falo de Reino de Deus, não estou me referindo a igreja Reino de Deus do Edir Macedo, mas ao Reino de Cristo. Jesus disse que o Reino de De

História MMI - Casados Para Sempre

O Marriage Ministries International foi fundado em 1983 e está sediado em Littleton, Colorado, USA. No Brasil sua sede fica na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Mike Marilyn Phillipps são os fundadores e diretores internacionais do MMI, uma organização mundial com milhares de casais ministrando sobre casamento, noivado e criação de filhos em mais de 90 países. Através da fidelidade desses casais, matrimônios feridos estão sento curados e outros fortes estão recebendo um novo desafio e visão. À medida que os lares se tornam fortes, as igrejas são fortalecidas. Mike e Marilyn, junto com milhares de outros casais, são provas vivas de que Deus pode curar até mesmo o pior dos casamentos e usá-los para a Sua glória!

Princípios da Intimidade Aprovados por Deus

Existem alguns princípios da intimidade que devem ser observados para um bom relacionamento conjugal. Entre eles, a benevolência, a submissão e a concordância mútua. O primeiro está registrado em 1 Coríntios 7:3: “ O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher, ao marido . ” No contexto deste versículo, a devida benevolência dos cônjuges implica que eles, de boa vontade, satisfaçam sexualmente um ao outro. A mulher não é mero objeto de satisfação sexual do homem, nem o homem da mulher. Mas dentro do casamento deve existir uma satisfação mútua. Para que isto ocorra, é preciso que o princípio da intimidade seja valorizado. Não pode haver egoísmo. Deve haver interesse recíproco, diálogo, honestidade, amor, compreensão, confiança mútua, conhecimento dos gostos e das preferências de cada um. Muitos problemas no relacionamento são fruto de intimidade dos cônjuges. Isto ocorre porque alguns casais começam uma vida a dois sem conhecerem o caráter, a persona