quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Chamados para fazer a diferença - João 17:14-18



A figura do mundo desafia-nos com perguntas  importantes:

De que maneira devemos nos relacionar com a sociedade na qual vivemos? Ou devemos viver acuados dentro das nossas igrejas? 
De que maneira devemos nos relacionar com os não-cristãos, pois eles só conhecem os valores humanos? Ou será que nem devemos tentar conviver com eles?

Então fica uma pergunta: Como viver no mundo?

O que Jesus quer nos dizer acerca disso?

No cenáculo, momentos antes de ser preso, Jesus conversa com os discípulos (JOÃO 14, 15, 16 e 17), por cerca de 29 vezes Jesus se refere a palavra MUNDO, porque?

O que significa MUNDO?

No sentido moral "o mundo" refere-se ao "que é inimigo de Deus", isto é, todo pensamento, ação, valor e comportamento contaminado pelo pecado.

João na sua primeira carta, no capitulo 5 v 19 diz que o "mundo todo está sob o poder do maligno".

Então como podemos viver o padrão do reino de Deus neste mundo?

Jesus orientou os discípulos (e nos orienta hoje) acerca de alguns pontos fundamentais sobre como viver neste mundo tenebroso.

1º) João 17.17 - Santifica-os na verdade: a Tua Palavra é a verdade.

A sociedade em que vivemos apresenta valores distorcidos, a verdade para o mundo é relativa - ou seja aquilo que é verdade para mim pode não ser para outra pessoa.

Nós, que conhecemos Cristo e aceitamos sua obra em nossas vidas, sabemos e cremos que ELE é o Único caminho (João 14:6), mas o que o mundo diz acerca dessa realidade, dessa verdade? O mundo diz que todos os caminhos levam até Deus, o que é irreal diante do que Jesus afirma acerca de si mesmo.

Cristo nos deu um padrão elevado de conduta que deve permear, guiar nossas vidas. (João 8:31,32; João 14:21, João 15:7)

O nosso padrão deve ser (em todos os momentos) a Palavra de Deus, ela nos ajudará a permanecermos fieis ao nosso Deus e Senhor. Devemos guarda-nos, sem nos deixar corromper pelo mundo. (Tg 1:27)

2º) João 17:14 - Jesus tem nos dado a Palavra, porque não somos do mundo.

Paulo na carta aos Romanos, capitulo 12 v 2 diz que não devemos nos conformar com este mundo. Na versão da NVI diz que não se amoldem ao padrão deste mundo.

Amoldar = adaptar-se ao molde ou modelo.

O padrão do mundo, muitas vezes, compara pessoas umas com as outras. quanto melhor competimos, melhor somos em relação aos outros - este são padrões segundo o mundo. Essa dimensão competitiva da sociedade aparece em todas as coisas: na escola, no trabalho, nos esportes, etc.

Mas Jesus diz que nosso padrão deve ser diferente do mundo. (João 15:12-14, I Co 12:18,25-27).

Cada um de nós é necessário. encontramos realização não em comparar-nos com os outros, mas em sermos nós mesmos e usarmos qualquer talento que Deus tem nos dado no ministério. No reino.

3º) João 17:16 - Jesus diz que não somos do mundo.

João na primeira carta capitulo 2 v 15 e 16 diz que não devemos amar o mundo nem o que há nele.

O enfoque básico do mundo a respeito da vida é distorcido. Devemos amar as pessoas, mas rejeitar decisivamente (e temer) as atitudes e valores do mundo.

Nós não podemos viver com um coração dividido, uma hora amamos à Deus e no instante seguinte, somos simpáticos aos valores que o mundo oferece.

Não somos do mundo, precisamos assumir um com promisso bem claro com a prática da vontade de Deus, em vez de seguir as paixões do mundo.

Concluindo, no passado, fazíamos parte do sistema pecaminoso e nosso estilo de vida refletia os valores mundanos. Em Cristo, porém, fomos escolhidos para ficar fora do mundo e chamados a viver uma nova vida no mundo.

Nossa vida e o nosso relacionamento com os outros deve ser o testemunho visível e continuo de Deus neste mundo mau e hostil. 

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33


RRO

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...