quinta-feira, 12 de maio de 2016

Comportamento dos bens sucedidos

Neemias um homem vitorioso 

Texto Neemias 1.4 -4; 2.1-4

Por que Neemias pode ser considerado um homem vitorioso? Bem sucedido?


Veremos alguns pontos importantes:

1) Neemias foi considerado um homem vitorioso porque não se deixou dominar pelo desespero e pavor.

Entre 1.1 e 2.1 do livro de Neemias houve um período de cerca de 4 meses. A Bíblia não revela o porque de Neemias ter esperado esse tempo para falar com o rei, mas quero crer que foi o período que ele orou e jejuou pela situação que havia em Jerusalém - pós cativeiro babilônico.

As noticias não eram boas. Existem dois sentimentos que podem derrotar uma pessoa antes mesmo de tentar uma solução para seus problemas: o desespero e o pavor. Uma pessoa apavorada está com um medo descontrolado, fica aterrorizada e isso pode cancelar todo o seu potencial criativo e de raciocínio.

Uma pessoa que se deixa dominar pelo desespero e pelo pavor pode ser derrotada diante da adversidade sem nem mesmo tentar uma solução, porque seus talentos, seus dons, seu potencial como ser criativo e racional é subjugado pelo sentimento que tomou a sua alma. Dessa forma, mesmo questões simples podem tornar-se complexas e causas pequenas ficam grandes e sem solução.

É preciso vencer o medo para alcançar aquilo que Deus deseja para sua vida, ser livre de sentimentos que te aterrorizam é importante para vencer. Sabemos que o inimigo de nossas almas conhece nossos medos, por isso, é importante vence-los com fé.

Neemias chorou, o que é uma reação natural, mas não se  deixou dominar pelo desespero e nem pelo pavor. O desespero tem o poder de cegar as pessoas, desenvolva o fruto do domínio próprio (Gl 5.22-23) e acredite sempre que para o SENHOR não há impossíveis.

2) Neemias foi considerado um homem vitorioso porque orou e jejuou antes de tomar uma decisão

Perceba que Neemias, logo após a reação natural - chorar e lamentar - partiu para a ação, ele jejuou e orou, buscando estratégia em Deus para a situação de seu povo.
Ao ler o livro de Neemias percebemos que suas atitudes são sempre baseadas em direcionamento de Deus, por meio de jejuns e orações.

Confiança e obediência são dois ingredientes fundamentais para todo aquele que deseja ter uma vida abençoada, próspera e feliz.

Neemias reconheceu que o momento era de crise, mas ele não tentou fingir que estava tudo bem, afinal ele vivia no palácio do rei; ainda que como servo, a sua situação era confortável, diante do que estava passando o povo em Jerusalém. 

Reconhecer um problema, uma dificuldade ou crise é o primeiro passo em direção a solução. Fugir de nada adianta. Paulo fala disso no livro de Filipenses 4:12-13.

Neemias soube agir conforme a direção de Deus (Ne 2.4-5). Ele vai para Jerusalém, ao chegar, analisa toda a situação dos muros e depois de 52 dias tudo está reconstruído.

Não foi fácil, ele teve problemas no meio do caminho, enfrentou inimigos: Sambalate, Tobias e Gesém foram seus opositores ferrenhos, assim como o inimigo de nossas almas o é contra nós, entretanto, Neemias não deixou-se abalar, ele tinha um alvo a ser alcançado.

Além de reconstruir os muros de Jerusalém, ele faz uma reforma ética e religiosa. O sucesso de Neemias e obediência ao SENHOR, que haja em nós o mesmo sentimento. Deus quer realizar coisas grandiosas na nossa geração através de nossas vidas.


RRO

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...