Pular para o conteúdo principal

Comportamento dos bens sucedidos

Neemias um homem vitorioso 

Texto Neemias 1.4 -4; 2.1-4

Por que Neemias pode ser considerado um homem vitorioso? Bem sucedido?


Veremos alguns pontos importantes:

1) Neemias foi considerado um homem vitorioso porque não se deixou dominar pelo desespero e pavor.

Entre 1.1 e 2.1 do livro de Neemias houve um período de cerca de 4 meses. A Bíblia não revela o porque de Neemias ter esperado esse tempo para falar com o rei, mas quero crer que foi o período que ele orou e jejuou pela situação que havia em Jerusalém - pós cativeiro babilônico.

As noticias não eram boas. Existem dois sentimentos que podem derrotar uma pessoa antes mesmo de tentar uma solução para seus problemas: o desespero e o pavor. Uma pessoa apavorada está com um medo descontrolado, fica aterrorizada e isso pode cancelar todo o seu potencial criativo e de raciocínio.

Uma pessoa que se deixa dominar pelo desespero e pelo pavor pode ser derrotada diante da adversidade sem nem mesmo tentar uma solução, porque seus talentos, seus dons, seu potencial como ser criativo e racional é subjugado pelo sentimento que tomou a sua alma. Dessa forma, mesmo questões simples podem tornar-se complexas e causas pequenas ficam grandes e sem solução.

É preciso vencer o medo para alcançar aquilo que Deus deseja para sua vida, ser livre de sentimentos que te aterrorizam é importante para vencer. Sabemos que o inimigo de nossas almas conhece nossos medos, por isso, é importante vence-los com fé.

Neemias chorou, o que é uma reação natural, mas não se  deixou dominar pelo desespero e nem pelo pavor. O desespero tem o poder de cegar as pessoas, desenvolva o fruto do domínio próprio (Gl 5.22-23) e acredite sempre que para o SENHOR não há impossíveis.

2) Neemias foi considerado um homem vitorioso porque orou e jejuou antes de tomar uma decisão

Perceba que Neemias, logo após a reação natural - chorar e lamentar - partiu para a ação, ele jejuou e orou, buscando estratégia em Deus para a situação de seu povo.
Ao ler o livro de Neemias percebemos que suas atitudes são sempre baseadas em direcionamento de Deus, por meio de jejuns e orações.

Confiança e obediência são dois ingredientes fundamentais para todo aquele que deseja ter uma vida abençoada, próspera e feliz.

Neemias reconheceu que o momento era de crise, mas ele não tentou fingir que estava tudo bem, afinal ele vivia no palácio do rei; ainda que como servo, a sua situação era confortável, diante do que estava passando o povo em Jerusalém. 

Reconhecer um problema, uma dificuldade ou crise é o primeiro passo em direção a solução. Fugir de nada adianta. Paulo fala disso no livro de Filipenses 4:12-13.

Neemias soube agir conforme a direção de Deus (Ne 2.4-5). Ele vai para Jerusalém, ao chegar, analisa toda a situação dos muros e depois de 52 dias tudo está reconstruído.

Não foi fácil, ele teve problemas no meio do caminho, enfrentou inimigos: Sambalate, Tobias e Gesém foram seus opositores ferrenhos, assim como o inimigo de nossas almas o é contra nós, entretanto, Neemias não deixou-se abalar, ele tinha um alvo a ser alcançado.

Além de reconstruir os muros de Jerusalém, ele faz uma reforma ética e religiosa. O sucesso de Neemias e obediência ao SENHOR, que haja em nós o mesmo sentimento. Deus quer realizar coisas grandiosas na nossa geração através de nossas vidas.


RRO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão - Filipenses 4:11-13

v11 Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. v12 Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. v13 Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. “Porque já aprendi a contentar-me com o que tenho”  Paulo expressa uma verdade fundamental em sua vida, ele sabia viver a sua realidade, ou seja, ele conseguia ser feliz apesar do que acontecia na sua vida. É interessante observar essa verdade, já que em sua maior parte, as igrejas evidenciam que para ter uma vida feliz é preciso ter e não ser. Não basta ser alguém do Reino de Deus, é necessário apresentar as possessões deste Reino em suas vidas para ser uma pessoa abençoada por Deus. Quando falo de Reino de Deus, não estou me referindo a igreja Reino de Deus do Edir Macedo, mas ao Reino de Cristo. Jesus disse que o Reino de De

História MMI - Casados Para Sempre

O Marriage Ministries International foi fundado em 1983 e está sediado em Littleton, Colorado, USA. No Brasil sua sede fica na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Mike Marilyn Phillipps são os fundadores e diretores internacionais do MMI, uma organização mundial com milhares de casais ministrando sobre casamento, noivado e criação de filhos em mais de 90 países. Através da fidelidade desses casais, matrimônios feridos estão sento curados e outros fortes estão recebendo um novo desafio e visão. À medida que os lares se tornam fortes, as igrejas são fortalecidas. Mike e Marilyn, junto com milhares de outros casais, são provas vivas de que Deus pode curar até mesmo o pior dos casamentos e usá-los para a Sua glória!

Princípios da Intimidade Aprovados por Deus

Existem alguns princípios da intimidade que devem ser observados para um bom relacionamento conjugal. Entre eles, a benevolência, a submissão e a concordância mútua. O primeiro está registrado em 1 Coríntios 7:3: “ O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher, ao marido . ” No contexto deste versículo, a devida benevolência dos cônjuges implica que eles, de boa vontade, satisfaçam sexualmente um ao outro. A mulher não é mero objeto de satisfação sexual do homem, nem o homem da mulher. Mas dentro do casamento deve existir uma satisfação mútua. Para que isto ocorra, é preciso que o princípio da intimidade seja valorizado. Não pode haver egoísmo. Deve haver interesse recíproco, diálogo, honestidade, amor, compreensão, confiança mútua, conhecimento dos gostos e das preferências de cada um. Muitos problemas no relacionamento são fruto de intimidade dos cônjuges. Isto ocorre porque alguns casais começam uma vida a dois sem conhecerem o caráter, a persona