Pular para o conteúdo principal

Felizes a dois: dicas práticas e simples

Na maioria das vezes, casais que procuram atendimento psicoterápico trazem consigo insatisfação sexual e acreditam que a perda de intimidade física do casal tem sido tanto causa como consequência de outros problemas conjugais.

A rotina cheia de compromissos e o desgaste conjugal oriundo do acúmulo de responsabilidades e fadiga têm sido elencados como os vilões desta insatisfação. Enquanto a maioria dos homens reclama que as suas esposas não têm tempo para eles, as mulheres, em contrapartida, queixam dos maridos que não entendem o seu cansaço e falta de libido. Por isso, quero dedicar a nossa coluna deste mês para dar algumas dicas simples para casais que estão enfrentando dificuldades na vida íntima.

Não se acomodem diante de uma vida sexual sem satisfação. Conversar com o cônjuge sobre sexo, falar o que lhe agrada e desagrada e ouvir o que ele (a) tem a dizer constitui passo fundamental para que comecem a se entender. Muitos homens não sabem o que a esposa espera deles e as mulheres se queixam de parceiros egoístas que não se preocupam com elas, por isso torna-se imprescindível uma conversa franca e amável.

Planejem sair sozinhos, sem filhos, parentes ou amigos. Convide seu cônjuge para sair a sós. Planejem para estar em algum lugar calmo e privado. Deixem os filhos com alguém responsável para não trazer preocupações durante esse período. Sair a sós não deve gerar culpa, como se estivessem abandonando a família: proporcionar bem-estar pra vocês acarretará em benefícios também para os filhos. Além disso, estarão ensinando para a criança que a individualidade é importante e que ela também deverá desenvolver esse hábito com o seu futuro cônjuge.

Animem-se para traçar planos juntos. Muitos casais perdem a intimidade porque só conversam sobre problemas, contas a pagar, educação de filhos etc. Parece que funcionam como empresa. Não sabem como fazer isso? Lembrem da época de namoro, quando era tão gostoso estar juntos pensando sobre o futuro!

Busque nas lembranças o que fazia seu cônjuge feliz. Lembra que você fazia de tudo pra ver o brilho nos olhos dele(a)? Um jantar, um presente qualquer ou um simples passeio. Faça isso e o resultado será satisfatório.

Evite comentários pejorativos sobre o outro. Quando não nos sentimos respeitados, seja porque a forma física já não é a mesma ou porque os nossos defeitos estão constantemente sendo pontuados pelo outro, reagimos nos isolando emocionalmente e, consequentemente, afastando fisicamente do outro. Ninguém psiquicamente saudável sente-se à vontade com quem não lhe respeita.

Cuidem da saúde. Exercício físico, alimentação equilibrada, dormir bem, dentre outros hábitos saudáveis, são essenciais para uma vida sexual satisfatória. Um corpo doente e cansado não é capaz de sentir e dar prazer de forma plena.

Excluam dos hábitos de vocês todos os estímulos sexuais prejudiciais: filmes, novelas, sites e revistas com conteúdo pornográfico etc. Tais estímulos podem gerar o desejo de ter um companheiro com corpo perfeito, disposto a qualquer ato sexual, distanciando ainda mais o casal.

Por fim, decidam ser felizes. Tudo que queremos conquistar ou mudar em nossa vida começa pela tomada de decisão, e a tomada de decisão gera comportamentos em direção do fim desejado. Mesmo sendo difícil, não desistam, pois valerá a pena!

Fonte: www.doutorarosana.com - Artigos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão - Filipenses 4:11-13

v11 Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. v12 Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. v13 Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. “Porque já aprendi a contentar-me com o que tenho”  Paulo expressa uma verdade fundamental em sua vida, ele sabia viver a sua realidade, ou seja, ele conseguia ser feliz apesar do que acontecia na sua vida. É interessante observar essa verdade, já que em sua maior parte, as igrejas evidenciam que para ter uma vida feliz é preciso ter e não ser. Não basta ser alguém do Reino de Deus, é necessário apresentar as possessões deste Reino em suas vidas para ser uma pessoa abençoada por Deus. Quando falo de Reino de Deus, não estou me referindo a igreja Reino de Deus do Edir Macedo, mas ao Reino de Cristo. Jesus disse que o Reino de De

História MMI - Casados Para Sempre

O Marriage Ministries International foi fundado em 1983 e está sediado em Littleton, Colorado, USA. No Brasil sua sede fica na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Mike Marilyn Phillipps são os fundadores e diretores internacionais do MMI, uma organização mundial com milhares de casais ministrando sobre casamento, noivado e criação de filhos em mais de 90 países. Através da fidelidade desses casais, matrimônios feridos estão sento curados e outros fortes estão recebendo um novo desafio e visão. À medida que os lares se tornam fortes, as igrejas são fortalecidas. Mike e Marilyn, junto com milhares de outros casais, são provas vivas de que Deus pode curar até mesmo o pior dos casamentos e usá-los para a Sua glória!

Princípios da Intimidade Aprovados por Deus

Existem alguns princípios da intimidade que devem ser observados para um bom relacionamento conjugal. Entre eles, a benevolência, a submissão e a concordância mútua. O primeiro está registrado em 1 Coríntios 7:3: “ O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher, ao marido . ” No contexto deste versículo, a devida benevolência dos cônjuges implica que eles, de boa vontade, satisfaçam sexualmente um ao outro. A mulher não é mero objeto de satisfação sexual do homem, nem o homem da mulher. Mas dentro do casamento deve existir uma satisfação mútua. Para que isto ocorra, é preciso que o princípio da intimidade seja valorizado. Não pode haver egoísmo. Deve haver interesse recíproco, diálogo, honestidade, amor, compreensão, confiança mútua, conhecimento dos gostos e das preferências de cada um. Muitos problemas no relacionamento são fruto de intimidade dos cônjuges. Isto ocorre porque alguns casais começam uma vida a dois sem conhecerem o caráter, a persona