Pular para o conteúdo principal

Estratégias de Satanás - fortalezas mentais


Até a década de 90, o inimigo de nossas almas tinha uma estratégia para levar pessoas para o inferno, seu alvo eram as famílias desestruturadas. Talvez você não tenha a visão toda, observe a geração atual para compreender o passado.

Até a década de 90, homens e mulheres eram levados ao matadouro espiritual, incapazes de entender por que suas vidas eram miseráveis. Pais e mães aprisionados espiritualmente eram suas ferramentas prediletas.

Uma mulher, que sofreu na mão de uma mãe abusadora, que usava palavras pejorativas e surras constantes seria uma futura mãe atormentada, que não teria condições psicológicas de orientar filhos no caminho da verdade.

Um pai, que viu seu próprio pai adulterando e maltratando sua mãe, seria no futuro um adultero contumaz. Não teria condições de mostrar a figura amorosa de Deus.

Esse retrato era em sua grande maioria as famílias até a década de 90, com algumas exceções encontraríamos famílias estruturadas na criação de seus filhos.

Nasci numa família com essas características, por isso, atente para algumas coisas que aconteceram e suas consequências.

História de uma família desestruturada

Uma mulher casou-se para fugir de uma mãe abusiva e autoritária, infelizmente, buscou amparo num relacionamento que traria muitas consequências para os filhos. Entender todo esse processo, ajuda a não cometermos os mesmos erros.

Essa mulher não tinha uma imagem boa de si mesma, sua mãe fora capaz de destruir seu interior e criar fortalezas mentais. Resultado de anos de agressões físicas e psicológicas, deu-lhe a incapacidade de reagir a situações difíceis que a vida lhe apresentava. Diante de um casamento onde o marido era adultero trouxe sérios problemas para os filhos. Sua insegurança e falta de decisões, acabou vivendo uma vida atormentada e consequentemente levou para os filhos suas inseguranças, trazendo fortalezas mentais nos filhos como consequência.

Durante seus anos atormentados no casamento, incapaz de tomar uma decisão e refazer a própria vida, sobrecarregou a filha mais velha, equiparou sua filha a uma amiga que poderia ajuda-lá com seus problemas de adultos e ainda lhe incumbiu a tarefa de vigiar o marido para que ela não viesse passar por necessidades. Essa atitude, deu a menina a incapacidade de amar o pai por muito tempo, e muitas vezes, sentimentos de ódio foram sendo semeados em seus coração em relação a figura paterna. Sua infância foi constantemente bombardeada de medo e insegurança, isso causou uma dificuldade e fortalezas mentais, que no futuro, traria ao casamento dela a insegurança, ciúmes doentio em relação ao marido e dificuldade de reconhecer Deus como um pai amoroso após sua conversão à Cristo.

A segunda filha, tinha sérios problemas também, durante uma fase infantil, uma escola pediu à esses pais que tirassem a filha da escola e colocassem em uma escola especial, devido a seu temperamento e dificuldade de aprendizado.

O terceiro filho, nasceu durante outro relacionamento que o marido tinha, que também teve um filho na mesma época, competindo em igualdade com a mulher que estava no casamento. Período que foi marcado por muitas brigas, levando mais insegurança a filha mais velha. Que começou a ter crises de ansiedade aos sete anos de idade. 

A quarta filha, nasceu e durante esse período, a mulher começou a ter crises mentais, onde os problemas foram se agravando. Durante todos esses anos seus filhos foram acoçados pela falta de decisão da mulher. Ambos marido e mulher poderiam ter mudado suas histórias e de seus filhos, mas a falta de decisão, tratamento psicológico e aproximação de uma fé embasada em Cristo trouxe várias consequências. Uma delas foi, o terceiro filho morrer jovem, aos dezesseis anos, incapaz de compreender porque o pai o abandonará para viver com outra mulher. (Neste momento, já era uma terceira mulher e um terceiro filho a nascer fora do casamento).

Esse é apenas o resumo de vários longos anos de dor, tragédia e fortalezas que Satanás colocou na mente dessas crianças que seus pais não perceberam, incapazes de administrar os próprios erros. 

O que pais não devem fazer com seus filhos:

- Nunca coloque seu filho(a) para te ajudar em decisões que só você e seu cônjuge devem tomar;

- Nunca coloque seu filho(a) contra seu cônjuge, não alimente o coração de uma criança com seu ódio. Você deve ser responsável pelas suas próprias decisões, seu filho(a) não tem nada a ver com isso;

- Procure ajuda em outros adultos, seu filho(a) não tem condições psicológicas ou maturidade para lhe ajudar. Você só semeará rancor, insegurança, medo e ódio em seu filho;

- Nunca trate seu filho(a) como um igual, a criança não é uma amigo(a), confidente ou seu psicologo; 

- Seu passado não deve interferir na criação de seus filhos, procure tratamento e coloque sua fé em Cristo, ELE é a única pessoa que pode te ajudar a superar traumas;

- Não tenha preferencia por filhos, seja igual com todos, trate todos de forma igual. E não diga que não tem preferencia, seu filho(a) jamais aceitará isso, porque o que ele(a) sente com seu tratamento é superior ao que você fala;

- Seu casamento é uma decisão que você tomou, seu filho(a) não tem nenhuma responsabilidade dessa decisão. Assuma seus problemas;

- Não coloque responsabilidade sobre seus filhos para obter conforto e ou sustento, o fato de sua história não ter tido um bom fim, não significa que você não é responsável pela proteção de seus filhos;

- A solidão é uma consequência que você escolheu, não coloque seus fardos para seus filhos carregarem depois de velho, entregue-os a Cristo; o que você deveria ter feito há muito tempo, somente ELE ter o poder de lhe oferecer ajuda.    

     

Jesus diz: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve." Mateus 11:28-30

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão - Filipenses 4:11-13

v11 Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. v12 Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. v13 Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. “Porque já aprendi a contentar-me com o que tenho”  Paulo expressa uma verdade fundamental em sua vida, ele sabia viver a sua realidade, ou seja, ele conseguia ser feliz apesar do que acontecia na sua vida. É interessante observar essa verdade, já que em sua maior parte, as igrejas evidenciam que para ter uma vida feliz é preciso ter e não ser. Não basta ser alguém do Reino de Deus, é necessário apresentar as possessões deste Reino em suas vidas para ser uma pessoa abençoada por Deus. Quando falo de Reino de Deus, não estou me referindo a igreja Reino de Deus do Edir Macedo, mas ao Reino de Cristo. Jesus disse que o Reino de De

História MMI - Casados Para Sempre

O Marriage Ministries International foi fundado em 1983 e está sediado em Littleton, Colorado, USA. No Brasil sua sede fica na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Mike Marilyn Phillipps são os fundadores e diretores internacionais do MMI, uma organização mundial com milhares de casais ministrando sobre casamento, noivado e criação de filhos em mais de 90 países. Através da fidelidade desses casais, matrimônios feridos estão sento curados e outros fortes estão recebendo um novo desafio e visão. À medida que os lares se tornam fortes, as igrejas são fortalecidas. Mike e Marilyn, junto com milhares de outros casais, são provas vivas de que Deus pode curar até mesmo o pior dos casamentos e usá-los para a Sua glória!

Princípios da Intimidade Aprovados por Deus

Existem alguns princípios da intimidade que devem ser observados para um bom relacionamento conjugal. Entre eles, a benevolência, a submissão e a concordância mútua. O primeiro está registrado em 1 Coríntios 7:3: “ O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher, ao marido . ” No contexto deste versículo, a devida benevolência dos cônjuges implica que eles, de boa vontade, satisfaçam sexualmente um ao outro. A mulher não é mero objeto de satisfação sexual do homem, nem o homem da mulher. Mas dentro do casamento deve existir uma satisfação mútua. Para que isto ocorra, é preciso que o princípio da intimidade seja valorizado. Não pode haver egoísmo. Deve haver interesse recíproco, diálogo, honestidade, amor, compreensão, confiança mútua, conhecimento dos gostos e das preferências de cada um. Muitos problemas no relacionamento são fruto de intimidade dos cônjuges. Isto ocorre porque alguns casais começam uma vida a dois sem conhecerem o caráter, a persona