Pular para o conteúdo principal

Um pavio que fumega

"Eis o meu servo, a quem sustento, o meu escolhido, em quem tenho prazer. Porei nele o meu Espírito, e ele trará justiça às nações. Não gritará nem clamará, nem erguerá a voz nas ruas. Não quebrará o caniço rachado, e não apagará o pavio fumegante. Com fidelidade fará justiça;" Isaías 42:1-3 NVI;

No capítulo 42 encontramos uma profecia acerca do Messias que haveria de vir, Ele traria justiça às nações, chegaria sem ruídos e clamores, seria terno e amoroso. Não desprezaria o caniço rachado e nem apagaria o pavio que fumega.

O profeta Isaías utiliza duas metáforas: a caniço ou cana quebrada e o pavio que fumega. A cana era uma espécie de bambu, o qual retirando o seu miolo, servia como flauta, para produção de música. No manuseio, por ser frágil, ela poderia quebrar-se, e então, era esmagada e lançada fora. O pavio era utilizado nas lamparinas, as quais, enquanto havia óleo suficiente produziam luz; à medida que se acabava o óleo, o pavio ficava fumegando, produzindo apenas uma fumaça preta e mal cheirosa. Era comum então apagar aquele pavio que não produzia mais luz.

Jesus não despreza nem o bambu quebrado, nem o pavio que fumega, Ele restaura ambos. No mundo em que vivemos, geralmente temos a tendencia de desprezar um material quebrado ou algo que não funciona, acabamos jogando no lixo, mas o Messias não faz isso, Ele restaura para depois utilizar como um instrumento em suas mãos.

Na nossa vida diária podemos no sentir como esses dois objetos, o bambu esmagado ou o pavio que fica fumegando, quase apagado por completo. Quando nos sentimos dessa maneira, tudo parece perder o foco, as forças se vão e nos arrastamos espiritualmente pelo caminho.

O caniço quebrado, incapaz de produzir som para alegrar o ambiente, todo esmagado, sem melodia, sem harmonia, sempre é lançado fora, mas Jesus Cristo é capaz de trazer vida a esse pedaço de caniço, Ele é um restaurador. Ele reconhece todas as fibras do caniço, e trabalha de modo a restaurar o que estava esmagado pelas circunstancias. 

O pavio que fumega soltando sua fumaça mal cheirosa incapaz de iluminar o ambiente, trazendo escuridão. O oleo mal dá para manter o pavio aceso, no entanto, Jesus, vem com seu cuidado, limpa tudo para que haja luz novamente no pavio.

Seu toque é capaz de trazer novamente a melodia e luz, seu amor infinito produz restauração naquele que se deixa trabalhar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão - Filipenses 4:11-13

v11 Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. v12 Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. v13 Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. “Porque já aprendi a contentar-me com o que tenho”  Paulo expressa uma verdade fundamental em sua vida, ele sabia viver a sua realidade, ou seja, ele conseguia ser feliz apesar do que acontecia na sua vida. É interessante observar essa verdade, já que em sua maior parte, as igrejas evidenciam que para ter uma vida feliz é preciso ter e não ser. Não basta ser alguém do Reino de Deus, é necessário apresentar as possessões deste Reino em suas vidas para ser uma pessoa abençoada por Deus. Quando falo de Reino de Deus, não estou me referindo a igreja Reino de Deus do Edir Macedo, mas ao Reino de Cristo. Jesus disse que o Reino de De

História MMI - Casados Para Sempre

O Marriage Ministries International foi fundado em 1983 e está sediado em Littleton, Colorado, USA. No Brasil sua sede fica na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Mike Marilyn Phillipps são os fundadores e diretores internacionais do MMI, uma organização mundial com milhares de casais ministrando sobre casamento, noivado e criação de filhos em mais de 90 países. Através da fidelidade desses casais, matrimônios feridos estão sento curados e outros fortes estão recebendo um novo desafio e visão. À medida que os lares se tornam fortes, as igrejas são fortalecidas. Mike e Marilyn, junto com milhares de outros casais, são provas vivas de que Deus pode curar até mesmo o pior dos casamentos e usá-los para a Sua glória!

Princípios da Intimidade Aprovados por Deus

Existem alguns princípios da intimidade que devem ser observados para um bom relacionamento conjugal. Entre eles, a benevolência, a submissão e a concordância mútua. O primeiro está registrado em 1 Coríntios 7:3: “ O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher, ao marido . ” No contexto deste versículo, a devida benevolência dos cônjuges implica que eles, de boa vontade, satisfaçam sexualmente um ao outro. A mulher não é mero objeto de satisfação sexual do homem, nem o homem da mulher. Mas dentro do casamento deve existir uma satisfação mútua. Para que isto ocorra, é preciso que o princípio da intimidade seja valorizado. Não pode haver egoísmo. Deve haver interesse recíproco, diálogo, honestidade, amor, compreensão, confiança mútua, conhecimento dos gostos e das preferências de cada um. Muitos problemas no relacionamento são fruto de intimidade dos cônjuges. Isto ocorre porque alguns casais começam uma vida a dois sem conhecerem o caráter, a persona