Pular para o conteúdo principal

Pais sábios ensinam e aconselham a sua geração


Devo levar o seu filho de volta para a terra de onde o senhor veio? Abraão respondeu: — Não! Não faça o meu filho voltar para lá, de jeito nenhum! (Gênesis 24:5‭-‬6 NTLH)

No mundo animal, onde animais vulneráveis lutam constantemente para viverem por mais um dia, instintivamente, os pais ensinam aos seus filhotes: onde encontrar alimento e como pegá-lo, um lugar de abrigo e proteção, a terem cuidado com o perigo, e, especialmente, a como fugir de predadores, entre muitas outras importantíssimas lições de vida. E assim, com esses ensinamentos repassados, as suas crias adquirem mais conhecimento que as capacitarão a uma chance maior de sobrevivência no mundo animal.

Todavia, no mundo das pessoas, lamentavelmente, isso nem sempre ocorre! Muitos adultos sofreram no passado, talvez, continuam sofrendo, no presente, e em vez de transmitirem os seus conhecimentos, sabedoria e experiência aos mais novos, principalmente, aos seus filhos, muitos pais, erroneamente, permanecem calados e indiferentes às más escolhas e erros de seus jovens imaturos e desorientados. E, com isso, os assistem, vendo-os padecer também.

No entanto, Abraão, um homem sábio, experiente e astuto, não deixou o seu filho à mercê da sorte! Tampouco, ficou assistindo de camarote os erros e acertos de seu filho Isaque, descobrindo sozinho os perigos, dificuldades, adversidades, oportunidades que a vida pode apresentar, sem passar nem uma instrução ao seu descendente.

Uma prova disso, é esse versículo chave anunciado. Porquanto, quando Abraão pronunciou: "Não faça o meu filho voltar para lá, de jeito nenhum", ele estava avisando e aconselhando, não apenas ao seu filho, como também, ao seu servo, Eliézer, sobre o perigo de envolver-se em um ambiente onde há pessoas que não temem ao Senhor, e ainda, estimulam a uma corrupção espiritual e moral.

Sendo um pai atencioso, amoroso e cuidadoso, Abraão se precaveu e proativamente cuidou em investir em uma área importantíssima para o bem-estar de seu filho: o casamento, como vemos nesse capítulo 24 do livro de Gênesis.

Abraão deu conselhos de como deveria ser o casamento, quando, com quem, onde iriam morar, com quais recursos, trabalho, projeção para o futuro, enfim. E, mesmo sendo idoso e viúvo, Abraão não quis permanecer morando junto com o seu único filho, para evitar possíveis problemas (Gênesis 2:24), além de dar mais privacidade ao casamento de Isaque.

Ah, se todos os pais agissem assim, tal como Abraão!

Lamentavelmente, muitos pais de forma imprudente, negligente, ou por ignorância, ou por falta de cultura, não transmitem, proativamente, aos seus filhos, valiosos ensinamentos que os poupariam de sofrimentos futuros, caso eles seguissem os conselhos recebidos. Eis o motivo de tanto caos em muitos lares em nossa sociedade.

Acima de qualquer riqueza que o mundo possa oferecer, Abraão sabia que os fundamentos para firmar uma vida bem-sucedida e abençoada era obedecer ao Senhor e ter um casamento feliz, com uma serva de Deus.

Além disso, Abraão também alertou ao seu filho dos perigos que haviam ao redor, como costumes profanos de povos que não temiam ao Senhor e que poderiam corromper a fé Isaque, como também, de possíveis ataques de inimigos.

Se você é pai, ou mãe, não seja indiferente à criação de seus filhos! Não assista calado aos erros, más escolhas e sofrimentos de seus filhos! Tampouco, não espere que eles cometam erros para, depois, ensiná-los, transmitindo conselhos, porquanto, depois pode ser muito tarde!

Hei, pais, sejam sábios e proativos, tal como Abraão foi! Aconselhe, ensine, aponte o caminho, invista, estimule a agir corretamente e com responsabilidade, a encarar corajosamente os desafios, resolver e evitar problemas... Também, não deixe de repreender e disciplinar, se for necessário! Procurem ser um referencial para os seus filhos e os estimulem a obedecer ao Senhor, como também, a ter um casamento feliz e abençoado com alguém que também tenha ao Criador. Pois, com essas duas bases bem estruturadas e firmes, certamente, resultarão em bênçãos nas demais áreas da vida.

Participem ativamente de todas as áreas da vida de seus filhos, enquanto eles crescem e se desenvolvem, seja física, emocional, mental, e, sobretudo, espiritualmente.

Procurem também ensinar, transmitindo todo o seu conhecimento, sabedoria e experiência aos seus filhos, pois, assim, eles tenderão a ter mais direção, autos-segurança, foco, estratégias, êxito e menos erros e sofrimentos na luta diária de suas vidas. E, não se esqueça de alertá-los dos perigos mundanos, possíveis ataques do inimigo, ou seja, de satanás, e também, a evitar más companhias! 

Autor:  Deivid Cavalcante

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão - Filipenses 4:11-13

v11 Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. v12 Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. v13 Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. “Porque já aprendi a contentar-me com o que tenho”  Paulo expressa uma verdade fundamental em sua vida, ele sabia viver a sua realidade, ou seja, ele conseguia ser feliz apesar do que acontecia na sua vida. É interessante observar essa verdade, já que em sua maior parte, as igrejas evidenciam que para ter uma vida feliz é preciso ter e não ser. Não basta ser alguém do Reino de Deus, é necessário apresentar as possessões deste Reino em suas vidas para ser uma pessoa abençoada por Deus. Quando falo de Reino de Deus, não estou me referindo a igreja Reino de Deus do Edir Macedo, mas ao Reino de Cristo. Jesus disse que o Reino de De

História MMI - Casados Para Sempre

O Marriage Ministries International foi fundado em 1983 e está sediado em Littleton, Colorado, USA. No Brasil sua sede fica na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Mike Marilyn Phillipps são os fundadores e diretores internacionais do MMI, uma organização mundial com milhares de casais ministrando sobre casamento, noivado e criação de filhos em mais de 90 países. Através da fidelidade desses casais, matrimônios feridos estão sento curados e outros fortes estão recebendo um novo desafio e visão. À medida que os lares se tornam fortes, as igrejas são fortalecidas. Mike e Marilyn, junto com milhares de outros casais, são provas vivas de que Deus pode curar até mesmo o pior dos casamentos e usá-los para a Sua glória!

Princípios da Intimidade Aprovados por Deus

Existem alguns princípios da intimidade que devem ser observados para um bom relacionamento conjugal. Entre eles, a benevolência, a submissão e a concordância mútua. O primeiro está registrado em 1 Coríntios 7:3: “ O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher, ao marido . ” No contexto deste versículo, a devida benevolência dos cônjuges implica que eles, de boa vontade, satisfaçam sexualmente um ao outro. A mulher não é mero objeto de satisfação sexual do homem, nem o homem da mulher. Mas dentro do casamento deve existir uma satisfação mútua. Para que isto ocorra, é preciso que o princípio da intimidade seja valorizado. Não pode haver egoísmo. Deve haver interesse recíproco, diálogo, honestidade, amor, compreensão, confiança mútua, conhecimento dos gostos e das preferências de cada um. Muitos problemas no relacionamento são fruto de intimidade dos cônjuges. Isto ocorre porque alguns casais começam uma vida a dois sem conhecerem o caráter, a persona