Pular para o conteúdo principal

Relacionamentos prejudiciais e tóxicos

 

"E Abraão disse para Eliézer, seu servo mais antigo: "Vá até a minha terra e escolha no meio dos meus parentes uma esposa para Isaque. O empregado perguntou: — E o que é que eu faço se a moça não quiser vir comigo? Devo levar o seu filho de volta para a terra de onde o senhor veio? Abraão respondeu: — Não! Não faça o meu filho voltar para lá, de jeito nenhum! O Senhor, o Deus do céu, me tirou da casa do meu pai e da terra dos meus parentes e jurou que daria esta terra aos meus descendentes. Ele vai enviar o seu Anjo para guiá-lo, e assim você conseguirá arranjar uma mulher para o meu filho".
(Gênesis 24:4‭-‬5‭, ‬7 NTLH)

De fato, nós, que somos cristãos, devemos ser luz neste mundo de trevas (Filipenses 2:14-16) e apontar o Caminho, sendo um canal de bênção a todos (Gênesis 12:3).

Contudo, como podemos observar nesses versículos chaves, o próprio Deus havia orientado a Abraão a se afastar de seus parentes, como também de sua terra natal, e ainda, a não voltar a ter contato com eles.

Hum! Ué! Isso não parece contraditório? Cadê o Deus que incita a união de irmãos (Salmos 133:1)?

Sim, realmente, o Altíssimo estimula a união de pessoas! Entretanto, cada caso deve ser analisado em sua singularidade!

E, no caso de Abraão, os seus parentes, como também, os seus conterrâneos não temiam ao Senhor! Antes, haviam se corrompido com os costumes profanos de outros povos que não seguiam a Deus. E, ficar em companhia de pessoas assim, ele corria o risco de também corromper-se. Eis o motivo de o Todo Poderoso direcionar o seu servo Abraão a afastar-se deles e permanecer distante.

Certamente, o Senhor pode todas as coisas! Porém, essa foi a resposta, a direção que o Altíssimo passou a Abraão e ele obedeceu, e, por isso, foi abençoado.

Deus havia planos para os parentes de Abraão! Inclusive, Rebeca e Lia, mulheres vindas de sua parentela, ao ouvirem falar do Deus Criador, imediatamente, abandonaram a adoração aos falsos deuses que os seus parentes e amigos adoravam e abraçaram a fé genuína no Senhor. E foram honradas por Ele! Elas casaram-se com descendentes de Abraão, entraram na genealogia de Jesus, mas também, tiveram que afastar-se de pessoas que não professavam a mesma fé que elas. E glórias a Deus por isso!

Todavia, mesmo sem saber, ou entender os planos do Senhor, Abraão, tão somente obedeceu a ordem divina e permaneceu longe do ambiente e lugar onde o Criador o havia instruído a afastar-se, como também, repassou isso ao seu filho, Isaque, diante do perigo de voltar a frequentar um ambiente prejudicial à sua crença e fidelidade em Deus.

Mesmo recebendo sugestões de um amigo próximo a fazer isso, Abraão, firmemente, respondeu: NÃO! Pois, não convinha (1Coríntios 6:12).

Da mesma forma, isso serve para nós! Se, porventura, o Senhor lhe revelou, lhe direcionou, explicitamente, que você deve afastar-se da companhia de certas pessoas, temporária, ou permanentemente, sejam parentes, amigos, colegas, um romance, enfim, então, obedeça!

Não permita que pessoas, ou circunstâncias o façam titubear a desobedecer ao Pai Celeste, tal como Eliézer, o servo de Abraão sugeriu, e, com isso, você retorne a ter contato com pessoas que não convém, e assim, ter um relacionamento nocivo à sua fé e comunhão com o Salvador.

No entanto, como foi mencionado, cada caso deve ser analisado individualmente!

Se, você já abandonou coisas e pessoas, no passado, sob a direção divina, e se, por acaso, pensamentos, ou pessoas próximas a você sugerem que volte a ter contato com elas, tenha cautela, sabedoria e firmeza, tal como Abraão teve!

Na dúvida, para ser um mantenedor de sua fé, confiança e dependência do Senhor, ore, pedindo sabedoria, direção, discernimento e forças para posicionar-se corretamente, saber dar uma boa resposta, quando te apresentam uma ideia imprópria, e saber dizer NÃO!, mesmo que isso lhe custe algo, ou doa em seu íntimo, ou ainda, desagrade quem lhe apresente uma proposta indevida, porquanto, o seguidor de Jesus deve negar a si mesmo e tomar a sua cruz para segui-lo (Lucas 9:23-24), e também, antes de agradar a homens, devemos agradar a Deus (Atos 5:29).

Deus deseja salvar a todos (1Timóteo 2:1-4), no entanto, infelizmente, há pessoas tóxicas e nocivas a fé em Deus (Hebreus 12:15) e para muitas pessoas assim, a ordem de Deus para você é: afaste-se e mantenha distância!

Blinde a sua fé e comunhão com o Altíssimo! E repasse aos seus filhos a importância dessa observância!

Se você quer ser abençoado, tal como Abraão foi, então, viva pela fé e obediência ao Senhor!

Mas também, nunca deixe de interceder e dar assistência aos seus parentes sempre que for preciso, tal como Abraão fez com o seu sobrinho Ló, por exemplo (Gênesis 14:1-16; Gênesis 18:16-33).

Autor: Deivid Cavalcante

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão - Filipenses 4:11-13

v11 Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. v12 Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. v13 Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. “Porque já aprendi a contentar-me com o que tenho”  Paulo expressa uma verdade fundamental em sua vida, ele sabia viver a sua realidade, ou seja, ele conseguia ser feliz apesar do que acontecia na sua vida. É interessante observar essa verdade, já que em sua maior parte, as igrejas evidenciam que para ter uma vida feliz é preciso ter e não ser. Não basta ser alguém do Reino de Deus, é necessário apresentar as possessões deste Reino em suas vidas para ser uma pessoa abençoada por Deus. Quando falo de Reino de Deus, não estou me referindo a igreja Reino de Deus do Edir Macedo, mas ao Reino de Cristo. Jesus disse que o Reino de De

História MMI - Casados Para Sempre

O Marriage Ministries International foi fundado em 1983 e está sediado em Littleton, Colorado, USA. No Brasil sua sede fica na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Mike Marilyn Phillipps são os fundadores e diretores internacionais do MMI, uma organização mundial com milhares de casais ministrando sobre casamento, noivado e criação de filhos em mais de 90 países. Através da fidelidade desses casais, matrimônios feridos estão sento curados e outros fortes estão recebendo um novo desafio e visão. À medida que os lares se tornam fortes, as igrejas são fortalecidas. Mike e Marilyn, junto com milhares de outros casais, são provas vivas de que Deus pode curar até mesmo o pior dos casamentos e usá-los para a Sua glória!

Princípios da Intimidade Aprovados por Deus

Existem alguns princípios da intimidade que devem ser observados para um bom relacionamento conjugal. Entre eles, a benevolência, a submissão e a concordância mútua. O primeiro está registrado em 1 Coríntios 7:3: “ O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher, ao marido . ” No contexto deste versículo, a devida benevolência dos cônjuges implica que eles, de boa vontade, satisfaçam sexualmente um ao outro. A mulher não é mero objeto de satisfação sexual do homem, nem o homem da mulher. Mas dentro do casamento deve existir uma satisfação mútua. Para que isto ocorra, é preciso que o princípio da intimidade seja valorizado. Não pode haver egoísmo. Deve haver interesse recíproco, diálogo, honestidade, amor, compreensão, confiança mútua, conhecimento dos gostos e das preferências de cada um. Muitos problemas no relacionamento são fruto de intimidade dos cônjuges. Isto ocorre porque alguns casais começam uma vida a dois sem conhecerem o caráter, a persona