Pular para o conteúdo principal

Quem Sou Eu ?

No dia 05 de Julho, tive a oportunidade de ver uma entrevista de Michael Jackson, que foi feita por um jornalista americano. Na entrevista o jornalista faz algumas perguntas sobre sua infância, ele fica calado e demonstra sua emoção, dizendo que não quer falar sobre o assunto, mas o jornalista insiste nas perguntas sobre o pai. Se ele era violento, como ele tratava os filhos. Então Michael confirma que o pai espancava os filhos, que ele próprio tinha sido jogado contra a parede durante uma surra. Até que ponto a violência afeta a personalidade de uma criança? Apesar de aparentar tranquilidade durante a entrevista, Michael demonstra o quanto sua infância foi roubada. Sua fascinação por Peter Pan, o desejo de brincar com crianças, suas atitudes estranhas diante da mídia, demonstra o quão foi afetado pela violência de seu pai.

O ser adulto é produto do meio em que viveu. Se ele teve uma infância sadia, se seus pais o educaram de forma adequada, com certeza será um adulto equilibrado, mas se sua infância passou por problemas: pai ausente, brigas constantes entre os pais, violência, proteção extrema, dificuldades financeiras, etc. Com certeza, será um adulto com problemas na personalidade.

A formação da personalidade é processo gradual, complexo e único a cada indivíduo. Ou seja, a personalidade de uma pessoa é formada de acordo com o meio em que ela interage e reage em relação aos demais.

Muitas pessoas tem problemas na vida adulta devido a forma como foram tratadas, educadas na infância, se é que podemos chamar de educação. Sigmund Freud afirmou que os pais são tidos como os agentes mais importantes na criação de uma pessoa. Os pais servem de referência para a criança estabelecer padrões de sentimentos e atitudes. Conforme interage com os adultos, a criança se molda ao mundo em que nasceu. Se os adultos ao redor forem lobos ou cavalos, passará a vida toda uivando ou relinchando e bebendo água com a língua, como aconteceu com Victor de Aveyron, ou as garotas indianas Amala e Kamala.

Os distúrbios e transtornos de personalidade surgem devido a interação da criança com o meio em que vive.

Alguns exemplos de alguns sintomas de distúrbios / transtornos da personalidade:
  • falta de socialização;
  • emocionalmente frio;
  • deformidade de caráter; o indivíduo não observa as suas obrigações em relação a outros, a grupos, a convenções sociais;
  • intolerância a frustrações;
  • imediatista, incapacidade de esperar;
  • agressividade;
  • impulsividade;
  • tendências compulsivas;
  • egoísmo;
  • dramatismo;
  • busca constante por atenção e elogios;
  • vaidade; preocupação excessiva com a aparência;
  • exageros e sensibilidade emocional;
  • manipulações;
  • inconstância e baixa persistência;
  • falta de autocensura;
  • superioridade excessiva;
  • incapacidade de aprender com base em seus próprios erros;
  • desconfiança em excesso para com os outros;
  • ciúmes doentio;
  • irresponsabilidade;
  • discórdia intrafamiliar e relacionamentos caóticos;
  • instabilidade de humor, de auto-estima, relações interpessoais, comportamentos, metas, objetivos, gostos e opiniões;
  • raiva constante;
  • pensamento extremo (cisão, separação de pessoas por ótimas ou péssimas)
  • freqüentes atos impulsivos e autolesivos;
  • ira descontrolada;
  • medo de estar só; medo excessivo de ser abandonado, rejeitado;
  • sensação de tédio e ameaça de suicídio, entre outros tantos sistematizados.
Por isso, é importante atentarmos para isso, porque muitos adultos serão maridos, esposas e pais, a responsabilidade de um relacionamento sadio depende muito do cuidado que temos com o nosso EU, se temos alguns distúrbios ou transtornos de personalidade precisamos de ajuda.

As vezes é necessário procurar ajuda profissional, mas se você consegue lidar com o problema sem afetar outros ao seu redor, aprenda a se conhecer. Examine-se a si mesmo, leia sobre o asssunto, procure conversar com alguém de confiança, que o ajude a superar o problema. Medite nas Sagradas Escrituras, elas o ajudarão a encontrar a Paz que excede todo entendimento. (Fl 4:7)

O rei Davi escreveu muitos Salmos que refletiam sua vivência interior: "Volta-te para mim e tem compaixão, porque estou sozinho e aflito. Alivia-me as tribulações do coração; tira-me das minhas angústias." Salmo 25:16,17

Assim como ele, você também pode ter alívio e mudar sua vida para melhor. Não desista de você.



Comentários

Danilo disse…
Irmãos!

Bela reflexão sobre este assunto. Talvez a unica realmente lucida, neste contexto de idolatria pos morten que se ve por ai.

Aproveitando, faço uma apresentação do meu blog, o Genizah. Por lá, procuramos apresentar e defender O evangelho puro e sem mistura, mas cheio do AMOR que o nosso Pai nos deixou.

Na maior parte do tempo fazemos isto com muito humor e bom gosto, afinal a alegria é a marca do cristão verdadeiro!

E quando se trata de denunciar os vendilhões da fé, pegamos com força e esculhambamos mesmo, afinal, um pouco se subversão santa é sempre bom e nos lembra de onde viemos!

Vamos te seguir!

Abraços em Cristo e Paz!

Danilo

http://www.genizahvirtual.com/

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão - Filipenses 4:11-13

v11 Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. v12 Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. v13 Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. “Porque já aprendi a contentar-me com o que tenho”  Paulo expressa uma verdade fundamental em sua vida, ele sabia viver a sua realidade, ou seja, ele conseguia ser feliz apesar do que acontecia na sua vida. É interessante observar essa verdade, já que em sua maior parte, as igrejas evidenciam que para ter uma vida feliz é preciso ter e não ser. Não basta ser alguém do Reino de Deus, é necessário apresentar as possessões deste Reino em suas vidas para ser uma pessoa abençoada por Deus. Quando falo de Reino de Deus, não estou me referindo a igreja Reino de Deus do Edir Macedo, mas ao Reino de Cristo. Jesus disse que o Reino d...

História MMI - Casados Para Sempre

O Marriage Ministries International foi fundado em 1983 e está sediado em Littleton, Colorado, USA. No Brasil sua sede fica na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Mike Marilyn Phillipps são os fundadores e diretores internacionais do MMI, uma organização mundial com milhares de casais ministrando sobre casamento, noivado e criação de filhos em mais de 90 países. Através da fidelidade desses casais, matrimônios feridos estão sento curados e outros fortes estão recebendo um novo desafio e visão. À medida que os lares se tornam fortes, as igrejas são fortalecidas. Mike e Marilyn, junto com milhares de outros casais, são provas vivas de que Deus pode curar até mesmo o pior dos casamentos e usá-los para a Sua glória!

O chamado para construir

  A ascensão da inteligência artificial marca a mais nova frente em uma guerra espiritual de décadas para o futuro da civilização humana. Assim como os cristãos se retiraram da formação da internet – permitindo que ativistas seculares armasse as mídias sociais contra a liberdade religiosa, a liberdade de expressão e os valores familiares – agora corremos o risco de repetir esse erro fatal em uma escala exponencialmente maior. Gab AI surge não apenas como um projeto tecnológico, mas como uma necessidade espiritual urgente. Em uma época em que os sistemas de IA mediam cada vez mais o pensamento humano, os relacionamentos e o acesso à verdade, a Igreja não pode se dar ao luxo de abandonar esse terreno ao sacerdócio secular do Vale do Silício. Se não conseguirmos construir infraestrutura de IA fundamentada em princípios cristãos, testemunharemos os estágios finais de nossa marginalização cultural – não através da censura aberta, mas através da manipulação sutil do qu...